No Tech Drive, avaliamos o Citroën C4 Cactus, com motor turbo e preço mais acessível. Um SUV compacto, eficiente e com preço mais acessível. O Citroën C4 Cactus interessou ao motorista brasileiro, haja vista o crescimento de suas vendas no último ano – digamos que a fusão da PSA com a FCA Chrysler, a Stellantis, também ajudou a fazer o modelo aparecer mais nas ruas. Para se ter uma ideia, no mês de dezembro de 2021 o modelo vendeu 2.721 unidades, enquanto no mesmo mês de 2020, vendeu 527.
O único carro de passeio na marca no Brasil atualmente, o Citroën C4 Cactus tem um desenho bastante atraente, um toque de esportividade e itens de segurança e conforto primordiais. O design expressa fielmente a assinatura da marca, com uma silhueta dinâmica e fluida. A versão que testamos foi a topo de linha Shine Pack 1.6 AT.
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O conjunto mecânico é velho conhecido, mas recebe calibrações para acertar a eficiência. Começamos com o motor THP (Turbo High Pressure) 16V FLEX, que usa tecnologias como turbo compressor do tipo Twin-scroll e injeção direta de sequencial, bicombustível, além de cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas e atuação por corrente; bomba eletrônica de alta pressão; bomba de óleo com gestão de vazão; e cárter duplo.
Dessa forma, o Cactus é capaz de gerar potência máxima de 173 cv com etanol e 166 cv com gasolina, sempre a 6 mil giros. Enquanto o torque máximo de 24,5 kgfm a 1400 rpm com o uso de ambos os combustíveis.
Associado ao motor está a caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas (EAT6), uma carroceria com massas reduzidas e a um apurado trabalho aerodinâmico, permite ao modelo romper com os atuais padrões dinâmicos do segmento, segundo a engenharia da marca. A direção é elétrica com assistência variável.
Segurança sempre vem na frente, e a Citroën equipou o modelo com assistências como o Active Safety Brake, um sistema de Frenagem Automática e Alerta de Colisão, além dos Alertas de Saída de Faixa e de Atenção ao Condutor.
Para ter mais auxílio, o dispositivo de Assistência em Subidas (Hill-Start Assist) e o Controle de aderência (Grip Control), que melhora a aderência do veículo, otimizando a motricidade em terrenos acidentados ou difíceis, como areia, lama ou neve. Esse é um recurso que o próprio motorista pode alterar.
Em termos de conectividade, temos a central multimidia de 7” totalmente conectada e simples de usar, com espelhamento para Smartphones Android Auto e Car Play. Na mesma tela está a câmera de ré.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.