Como identificar desgaste na coroa e pinhão do diferencial

Como identificar desgaste na coroa e pinhão do diferencial

Ruídos no diferencial? Veja como identificar o desgaste na coroa e pinhão do veículo. Ruídos e folga na transmissão podem indicar falha nas engrenagens do eixo diferencial. Entenda os sinais, causas e soluções com dicas da Nakata.

O eixo diferencial é um componente essencial na transmissão de veículos leves, SUVs, caminhonetes e caminhões. Ele permite que as rodas girem em velocidades diferentes nas curvas, garantindo estabilidade e tração. Dentro desse sistema, a coroa e o pinhão são os responsáveis pela transmissão da força e precisam estar em perfeito estado de funcionamento.

Segundo a Nakata, especialista em autopeças para suspensão, transmissão e direção, ruídos metálicos e folga no conjunto de transmissão são sinais de alerta para desgaste nesse sistema.

🔧🧑‍🔧 Leia a Revista Oficina News completa

📺Acesse os vídeos do You Tube

👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews 

Principais causas de desgaste na coroa e pinhão

A falta de lubrificação adequada é uma das maiores vilãs. A coroa e o pinhão devem ser lubrificados com óleo específico recomendado no manual do fabricante. No entanto, trafegar em áreas alagadas pode causar contaminação do óleo — especialmente se a água ultrapassar a metade da roda. Essa contaminação compromete a lubrificação e provoca desgaste prematuro dos dentes da coroa e do pinhão.

Sinais de que há desgaste no diferencial

De acordo com Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, os sinais mais comuns de falha na coroa e pinhão são:

  • Ruídos durante a condução
  • Vibrações ao acelerar ou desacelerar
  • Folga excessiva no conjunto de transmissão
  • Estalos ou barulhos vindos da parte traseira do veículo

Outro componente importante é o terminal do diferencial, que conecta o eixo à cruzeta. O desgaste no assentamento da cruzeta também causa barulhos e folgas que o mecânico deve saber identificar.

Como prevenir o desgaste da coroa e pinhão?

A melhor forma de evitar problemas no diferencial é manter a manutenção preventiva em dia. Isso inclui:

  • Verificação e troca periódica do óleo do diferencial
  • Inspeção visual e testes de folga e ruído
  • Evitar travessias em áreas alagadas com veículos não preparados

Além disso, contar com peças de qualidade é essencial. A Nakata oferece um portfólio completo de coroa, pinhão e terminais do diferencial, com peças que passam por tratamento térmico por indução e endurecimento superficial nos dentes, garantindo maior resistência ao uso severo.

Tecnologia e precisão para montagem segura

Outro diferencial da Nakata é o pó de ajuste exclusivo para teste de contato, que ajuda o mecânico a fazer o encaixe preciso entre as engrenagens da coroa e pinhão, evitando falhas de montagem e garantindo mais durabilidade ao sistema.

Ignorar os sinais de desgaste na coroa e pinhão pode levar a falhas graves no eixo diferencial e comprometer a segurança do veículo. Para o mecânico, estar atento a esses sinais e orientar o cliente corretamente é fundamental. E, claro, usar peças confiáveis faz toda a diferença no resultado final.

 

Read Previous

Porto Seguro reforça programa de relacionamento com oficinas

Read Next

Mercedes-Benz celebra 5 milhões de Sprinter produzidas no mundo