Cuidar da manutenção do carro auxilia diminuir custos

Cuidar da manutenção do carro auxilia diminuir custos

De acordo com especialistas da Sumitomo Rubber do Brasil, cuidar da manutenção do carro auxilia diminuir custos de início de ano, principalmente em relação aos pneus, evitando acidente e multas indesejadas.

A empresa lembra que em época do preço do combustível em alta, cuidar da manutenção do veículo ajuda a evitar multa por conduzir o veículo em mau estado de conservação, que é considerada grave.

Segundo o Código Nacional de Trânsito, circular com os pneus carecas pode acarretar multa no valor de R$ 195,23, a perda de cinco pontos na carteira de motorista e acarretar a retenção do veículo no local da fiscalização até que o pneu seja trocado.

Como na hora de pagar o IPVA é preciso estar com as multas em dia, manter o carro em situação regular é um fator decisivo para não comprometer o orçamento no final do mês. Além disso, vale relembrar que pneus são itens de segurança do carro e possuem responsabilidade sobre o desempenho do veículo.

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É altamente recomendada a inspeção cuidadosa dos pneus com frequência, identificando rapidamente a situação de desgaste – os famosos pneus carecas – e a substituição por um novo. Com isso, garante-se um rodar seguro, confortável e econômico.

“Pneus carecas são aqueles que perderam os sulcos circunferenciais e radiais, o “desenho” da banda de rodagem. O pneu careca não funciona como deveria na chuva, pois a água é drenada pelos sulcos. O carro passa a navegar sobre um colchão de água, principalmente em alta velocidade, a chamada aquaplanagem. Nesta situação, o condutor perde o controle da direção e a frenagem também é prejudicada, expondo-se a incidentes,” afirma Hugo Terazaki, gerente de engenharia pós-vendas da Sumitomo Rubber do Brasil.

Item essencial para a segurança dos veículos, os pneus possuem o TWI (Tread Wear Indicator), indicador de desgaste da banda de rodagem. Todo motorista deve ficar atento, pois quando o pneu chega nele, é hora de realizar a troca, evitando maiores problemas.

De acordo com a lei, o máximo que um pneu pode ter antes de ser considerado careca é chegar ao limite de 1,6 milímetros de profundidade na banda de rodagem. Por este motivo, os fabricantes deixam este indicador em destaque nos pneus.

“Fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm”. (artigo 4 – resolução 558).

“Neste período de início de ano é muito comum as pessoas se preocuparem com os gastos já tradicionais como IPTU, IPVA, material escolar, dentre outras despesas. Por isso, recomendamos que o veículo esteja sempre em boas condições de uso, tanto pela segurança que é de extrema importância, quanto para evitar multas como a de má conservação do veículo”, explica Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Sumitomo Rubber do Brasil.

Por fim, com atitudes simples, como checar a pressão dos pneus toda vez que abastecer o carro, por exemplo, é possível ter mais tranquilidade, conforto e segurança, além de rodar mais quilômetros com a mesma quantidade de combustível. A Dunlop reforça que a correta checagem dos pneus diminui os custos de manutenção do veículo e aumenta a vida útil dos pneus, das rodas e do conjunto de suspensão.

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