Dana orienta reparadores sobre manutenção de juntas de motor

Dana orienta reparadores sobre manutenção de juntas de motor

Por meio da marca Victor Reinz, Dana orienta reparadores sobre manutenção de juntas de motor. As orientações ajudam reparadores automotivos que desejam garantir reparos precisos e duradouros em seus serviços. Segundo a empresa, o foco está no uso correto de juntas de motor sólidas e líquidas, peças fundamentais para a vedação eficiente do motor e o bom funcionamento dos veículos.

Juntas sólidas e líquidas: qual a diferença?

As juntas sólidas, fabricadas com materiais como metais, borracha, cortiça, papelão hidráulico, ou às vezes combinando alguns destes materiais, criam uma vedação mecânica confiável entre as superfícies do motor. Já as juntas líquidas, também conhecidas como selantes químicos – como os renomados Reinzosil e Reinzoplast – formam uma camada flexível que garante vedação por adesão.

Segundo a Dana, a escolha entre os dois tipos de juntas deve seguir rigorosamente as especificações do fabricante do veículo. “Substituir uma junta sólida por uma líquida, ou vice-versa, sem a recomendação do fabricante pode comprometer a vedação e causar sérios danos ao motor”, alerta a empresa.

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Boas práticas para a aplicação de juntas de motor

Para garantir um reparo de alto nível, a Victor Reinz orienta os reparadores a seguirem algumas práticas fundamentais:

  • Não reaproveitar juntas usadas: Juntas desgastadas podem comprometer o serviço.
  • Trabalhar sempre com o motor frio: Isso evita deformações e garante precisão na aplicação.
  • Respeitar o torque e a sequência de aperto: Seguir as instruções do fabricante é essencial para um resultado seguro e durável.
  • Utilizar parafusos novos quando substituir a junta do cabeçote do motor.

Atenção especial ao uso de juntas líquidas

  • Aplicação na medida certa: Um filete de silicone de 3 a 6 mm ao redor dos furos de fixação é suficiente. Exageros podem prejudicar o conjunto.
  • Tempo de cura: Antes de ligar o motor, é crucial aguardar a secagem completa do selante para evitar falhas na vedação.

 

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