Danos no cubo de roda podem ser evitados com manutenção

Danos no cubo de roda podem ser evitados com manutenção

Segundo a especialista Nakata, danos no cubo de roda podem ser evitados com manutenção. Por ser item de segurança do veículo, o motorista deve ficar atento a algumas situações que podem comprometer o cubo de roda, como pancadas no meio fio, trafegar sobre buracos, carga excessiva e até atravessar ruas alagadas.

“É preciso ter atenção aos sinais do cubo de roda danificado, como ronco grave proveniente das rodas em movimento ou vibração no volante”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e Serviços da Nakata. Segundo Silva, tanto o ruído como a vibração tende ser progressivos com o aumento da velocidade. Mas, ele alerta: “É necessário tomar cuidado para não confundir um problema de empeno do cubo de roda com o desbalanceamento da roda”, revela, demonstrando a importância do cubo de roda.

 Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

A recomendação é, ao sentir qualquer um destes indícios, procurar o mecânico de confiança, pois rodar com o cubo de roda danificado pode ocasionar acidentes. “Há risco de travamento do rolamento, pode quebrar e cair a roda”, adverte.

Responsável pela rolagem das rodas e base para fixação de outros componentes importantes, como os discos, tambores de freio, junta homocinética e as próprias rodas, o cubo também é item fundamental para uma condução segura. Além disso, muitas vezes, trabalha de forma sincronizada com as juntas homocinéticas, ou seja, ajuda a transmitir o torque do motor para as rodas.

“Existem três gerações de cubos de roda, a geração um conta com flange mais simples e é aplicada em rodas tracionadas; já a geração dois vem com o rolamento acoplado e é aplicada em rodas não tracionadas, e a geração três é mais elaborada, pode ser aplicada tanto nas tracionadas ou não, e abriga também, quando necessário, a roda fônica do ABS e sensor, fazendo a ligação da manga de eixo com a roda. Além de abrigar o rolamento e o disco de freio, abriga a roda”, explica Silva.

Read Previous

Citroën Jumper Cargo pode ser dirigido com CNH categoria B

Read Next

Peças de reposição da MWM registram marca de 1.000 novos itens