Dicas para evitar ter os pneus danificados  

Pneus danificados podem ser evitados com cuidados  

Dicas para evitar ter os pneus danificados. Confira as orientações dos fabricantes para evitar danos nos pneus e quais são as avarias mais comuns do dia a dia, causadas nas ruas e nas estradas 

Texto: Carol Vilanova 

Fotos: Divulgação 

Furos, impactos, cortes, rachaduras, saliências e desgaste irregular. Esses são alguns dos problemas que podem danificar os pneus do seu veículo, e muitas vezes, sem você perceber. É claro que estar de olho por onde anda e evitar situações de risco é essencial para reduzir os riscos dessas avarias.

Furos

Os furos podem acontecer por conta de objetos pontiagudos nas ruas ou nas estradas, como parafusos, pregos ou pedaços de vidro, e podem seriamente danificar os pneus dependendo do tamanho do furo. Imediatamente, o pneu pode perder pressão. Nesse caso, procure um especialista para ter o furo consertado. E lembre-se: hoje em dia os pneus são radiais, não tem câmara, e necessitam do serviço apropriado.

Dicas para evitar ter os pneus danificados  

Dicas para evitar ter os pneus danificados: Impactos

Um impacto pode causar deterioração da carcaça, o que acontece quando o pneu entra em contato com algum obstáculo, como lombadas e calçadas quando o ângulo está errado ou quando existe excesso de velocidade.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Em alguns desses casos, uma protuberância fica visível na parede do pneu, e inclusive com os arames da carcaça a mostra. Ignorar esse dano pode fazer com que o pneu tenha falha de funcionamento no futuro, e venha até a se desintegrar e soltar da banda de rodagem.

Para evitar esse tipo de avaria, é necessário cautela por parte do motorista, é claro que um obstáculo pode aparecer de repente e causar o estrago e até mesmo um acidente, por isso, fique alerta. Se precisar passar por um desses obstáculos, tome o curso de angulo obtuso e na velocidade bem reduzida.

Veja o pneu certo para VUC

Colisões e recortes na lateral do pneu exigem inspeção mais detalhada para se diagnosticar a causa, pois muitas vezes podem ser recuos que não são prejudiciais, mas precisam de uma observação de um profissional para continuar rodando sem perigo.

Dicas para evitar ter os pneus danificados  
Protuberância lateral

Cortes

Esses danos são causados por influência externas, buracos nos pavimentos, objetos pontiagudos, pedras etc. Como evitar? Tomando cuidado sempre, dirigindo em velocidade adequada e de maneira não agressiva. Mais uma vez, se encontrar um corte no pneu, procure um mecânico com urgência.

Corte nos pneus

Pressão

Não esqueça de sempre checar a pressão dos pneus, com a calibragem ideal, feita sempre quando os compostos estiverem frios. O ideal é checar a pressão a cada 15 dias, principalmente, em veículos que rodam carregados. Lembre-se que todo veículo tem estepe!

pneus-dicas-carga

Limite uso e de carga

Nunca use pneus usados, quando não se sabe a procedência deles. Verifique a profundidade do sulcos dos pneus regularmente e nunca carregue seu veículo com mais peso do que é especificado, pois isso não danifica somente o pneu, mas todo o conjunto. Fique alerta!

Read Previous

2016: sem saudades, porém educativo

Read Next

Continental dá dicas para dirigir na chuva com segurança  

Posts Relacionados