Dicas para instalação do pivô de suspensão

Dicas para instalação do pivô de suspensão

Undercar: Dicas para instalação do pivô de suspensão

No momento da substituição do pivô, é necessário fazer uma avaliação na bandeja, principalmente no alojamento, que não deve estar ovalizado, deformado ou alargado

Texto: Carol Vilanova / Fotos e informações técnicas: Nakata

Um dos componentes mais importantes da suspensão, o pivô, ou como também é conhecido pino esférico ou de articulação, tem a função de conectar a carroceria ou o chassi do carro a componentes como o telescópio e manga de eixos.

De acordo com a Nakata, especialista e fabricante da peça, o pivô é um pino esférico, um articulador, que tem movimentos rotacionais e angulares, com função de ligar a carroceria através da bandeja ou braço oscilante ao conjunto de suspensão, ou seja, quando se acelera, desacelera e freia o veículo, ele precisa suportar as cargas.

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Sua manutenção preventiva deve ser feita visualmente cada vez que se avalia o conjunto da suspensão, com carro levantado para verificar as folgas e avarias na coifa e fazendo o teste de rodagem.

Por ser um item construído em metal e borracha pode sofrer desgaste com a ação do tempo e por fatores contaminantes. Caso haja a quebra repentina do pivô de suspensão, a consequência pode ser grave, principalmente em situações de alta velocidade.

Segundo as recomendações da empresa, é importante ficar atento aos sinais de desgaste. Folgas na direção, batidas mais secas e barulhos agudos nas curvas ou desníveis podem indicar que o pivô está com problemas. Desgaste irregular dos pneus também é um sinal, embora problemas em outras peças causem esse mesmo sintoma.

Na hora da manutenção e eventual substituição do pivô de suspensão, alguns cuidados devem ser explorados com mais atenção, de acordo com as orientações de Thaynan Bocchi, integrante da assistência técnica Nakata. “É necessário fazer uma avaliação na bandeja, principalmente no alojamento, que não deve estar ovalizado, deformado ou alargado, pois estes defeitos comprometerão a montagem do pivô, podendo ocasionar barulho e até soltura da peça”, analisa.

Ou seja, se a bandeja não tiver em boas condições e preparada para receber a instalação do pivô novo será preciso substituir todo o conjunto, aumentando muito o custo da manutenção e demandando mais tempo de reparo.

O técnico da Nakata afirma que é imprescindível o uso de ferramentais adequados para a execução do serviço. “Será necessário uso de uma prensa hidráulica e diversos dispositivos para evitar não só a prensagem desalinhada, mas também que a carga não seja aplicada na tampa do pivô. O correto é aplicar a carga na aba da carcaça forjada. Jamais use martelo, pois poderá danificar a tampa e o pivô”, adverte.

Thaynan comenta que é comum o departamento de garantia da empresa receber o pivô, praticamente novo, porém, com a coifa rasgada. Isso pode acontecer durante a montagem, por isso, o mecânico tem que tomar cuidado para não cortar a coifa no início da montagem devido a interferência com o alojamento na hora da prensagem.

Dicas para instalação do pivô de suspensão

Ele lembra que em alguns modelos de veículos, a coifa protetora do pivô dificulta a instalação e pode ser danificada no início da montagem. “Para evitar esse problema, a Nakata comercializa o pivô com a coifa desmontada, permitindo assim fazer a instalação sem danificá-la”, comenta.

Assim, é possível prensar o pivô na bandeja tranquilamente, fixar o anel elástico no alojamento. Em seguida, fazer a montagem  da coifa e anéis sem complicações. Segundo Thaynan, a durabilidade do pivô depende especialmente do estado da coifa e mantê-la em bom estado vai proporcionar o seu perfeito funcionamento.

O técnico recomenda ainda muita atenção para que o ambiente no local do reparo esteja limpo, evitando assim que a graxa seja contaminada.

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