
Remanufatura: Embreagens reman: opções com solução sustentável e eficiente
Oferecer ao seu cliente soluções de qualidade com custos reduzidos é uma das iniciativas da oficina mecânica para ter confiabilidade e reconhecimento, ainda mais com toda essa preocupação com questões de descartes e meio ambiente.
E a indústria automotiva fornece essa inovação tecnológica a cada dia, como um setor que precisa olhar para dentro de si mesmo e buscar alternativas que conciliem performance com sustentabilidade. Uma dessas soluções — já realidade — é a remanufatura de componentes. A ZF Aftermarket, global em tecnologia automotiva, dá um passo à frente ao aplicar esse conceito na produção de embreagens.
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Na unidade da ZF em Araraquara (SP) é feito todo o processo de remanufatura de embreagens, uma iniciativa que alia economia, eficiência e respeito ao meio ambiente.
Remanufatura: o que é e por que importa?
Diferente da simples reutilização de peças, a remanufatura envolve desmontar, inspecionar, limpar, substituir componentes desgastados e remontar o produto com especificações técnicas semelhantes às de um item novo. Na prática, o consumidor recebe um produto com qualidade garantida, por um custo mais acessível e com menor impacto ambiental.
No caso das embreagens remanufaturadas pela ZF, essa prática permite à empresa atingir dois objetivos estratégicos: oferecer uma alternativa econômica a um mercado em expansão — como o de transporte urbano — e contribuir diretamente para a redução do uso de matérias-primas e da emissão de poluentes.
Etapas do processo de remanufatura de embreagens na ZF
- Recebimento e triagem das peças usadas
A ZF coleta embreagens usadas de diversas origens. Ao chegar à unidade, essas peças passam por uma triagem para verificar sua viabilidade de reaproveitamento.
- Desmontagem
As peças são totalmente desmontadas, permitindo a separação de componentes que serão reaproveitados dos que devem ser substituídos.
- Limpeza e preparação
Os componentes que permanecerão no novo conjunto são limpos com processos específicos para remover óleos, sujeiras e resíduos metálicos.
- Inspeção técnica
Cada item é rigorosamente inspecionado. São verificados parâmetros como altura, ângulo e resistência dos componentes — critérios essenciais para garantir o bom funcionamento, especialmente em veículos com sistemas eletrônicos.
- Montagem com peças novas
Componentes que não podem ser reaproveitados são substituídos por peças novas, originais e compatíveis com o projeto inicial do fabricante.
- Testes de qualidade e desempenho
A embreagem remanufaturada passa por testes rigorosos que asseguram sua eficiência e durabilidade, com garantia técnica da própria ZF.
Vantagens para o mecânico, frotista e meio ambiente
Embora uma embreagem remanufaturada não tenha a mesma vida útil de uma nova, ela oferece um excelente custo-benefício, especialmente para veículos comerciais e de uso intensivo. Para oficinas mecânicas e frotistas, trata-se de uma solução estratégica, que reduz o custo de manutenção sem comprometer a performance.
Do ponto de vista ambiental, os resultados são ainda mais expressivos: a ZF estima uma redução de até 90% no uso de matérias-primas em comparação à fabricação de uma peça nova. Além disso, o processo movimenta a economia circular, gerando empregos indiretos e incentivando a logística reversa.
Conectada ao futuro da mobilidade
A remanufatura também se mostra essencial para o futuro dos veículos elétricos e híbridos. Esses modelos, mais sofisticados e altamente eletrificados, exigem componentes de precisão. A ZF se antecipa a essa tendência ao dominar o processo produtivo completo, oferecendo remanufatura com a mesma confiabilidade dos produtos originais.
Executivos da ZF destacam que a remanufatura feita diretamente pelo fabricante traz um diferencial de qualidade e segurança. “Conhecemos profundamente cada peça e podemos garantir que o produto final atenderá aos parâmetros exatos exigidos pelos sistemas atuais”.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.