Segurança ao comprar um veículo usado

Conversamos com José Félix, responsável pelos serviços de varejo da DEKRA, uma empresa que faz vistorias e inspeções para assegurar que tanto a venda quanto a compra do veículo será de maneira satisfatória e até com garantia

Texto: Carolina Vilanova

otos: Divulgação

 

Oficina News: A DEKRA é uma empresa de origem alemã que faz inspeção técnica veicular, vistorias e testes em veículos. Esses serviços são particulares? O que mais a empresa oferece aos motoristas?

José Félix: Em 2015, a DEKRA completou 90 anos, sendo que no Brasil detém as marcas Checkauto, especializada em histórico online de veículos seminovos e usados, e Jopema, da área de regulação de sinistros. O portfólio da DEKRA no Brasil oferece serviços diversos tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Os serviços oferecidos aos particulares/motoristas são: Consulta on-line do histórico do veículo com até 40 informações que auxiliam a decisão de compra, que é a Checkauto. O DEKRA Garantido, vistoria realizada por especialista, no qual são analisados 105 itens do veículo, como identificação, estrutura e pintura; e o DEKRA Security, serviço mais completo que consiste em uma vistoria detalhada mais uma garantia mecânica de 1 ano como a de fábrica, entre outros. Este serviço teve início no segundo semestre de 2015, e oferece uma garantia mecânica que contempla motor, câmbio, circuito eletrônico, diferencial, transmissão e os sistemas de refrigeração, climatização, freio, direção e o de alimentação e injeção, ou seja, é possível comprar um veículo seminovo / usado com a mesma segurança e garantias de um zero km.

 

ON: Existem programas específicos para frotistas? Do que eles se beneficiam com a inspeção e as vistorias? Seus bens ganham em valor de revenda, por exemplo?

Felix: Possuímos uma área denominada Gestão de Veículos Usados, que foca justamente na parte de terceirização de frota. Um levantamento realizado pela DEKRA mostrou que, para cada carro vistoriado, identificamos uma média de R$ 1.700 em avarias que podem ser cobrados da empresa locatária. As vistorias acontecem no momento da devolução do automóvel, ou durante a vigência do contrato. São averiguados avarias, equipamentos obrigatórios, como chaves de roda, estepe, macaco e triângulo, acessórios, entre outros itens. Normalmente, os danos mais apontados são: riscos, danos nas calotas e amassados.

 

ON: Existe certificado que atesta que o veículo está em boas condições e um histórico para rastreamento depois?

 

Felix: O DEKRA Garantido e o DEKRA Security são serviços que atestam as condições estruturais e históricas do veículo, sendo possível rastrear o laudo de vistoria e certificado.

Segurança ao comprar um veículo usado
Segurança ao comprar um veículo usado

ON: Para quem compra um veículo comercial usado, os serviços da empresa evitam que tipos de riscos?

Felix: O foco principal da DEKRA é a segurança e o alerta para uma compra segura no que diz respeito à veí- culos seminovos e usados. Nossa orientação como especialista é que durante a negociação, sejam tomadas ações preventivas, como a realização de uma consulta de uma vistoria de garantia, antes da finalização da compra para verificar se aquele modelo de ótima aparência não é fruto de roubo ou furto, se não teve a quilometragem adulterada ou é um carro clonado até com o chassi remarcado. Não são raras às vezes em que esse descuido pode custar o valor integral do produto. Como especialistas, recomendamos que ao ter o interesse por comprar um seminovo / usado, siga os seguintes passos: • Selecione os carros pelos quais tenha se interessado; • Faça uma consulta Checkauto e a partir do resultado, avalie se vale a pena ou não dar continuidade na negociação; • Faça uma vistoria de garantia e após o veículo ser aprovado, opte por contratar a garantia mecânica, através do DEKRA Security evitando qualquer tipo de dor de cabeça futura. Desta maneira, o comprador tomou todos os cuidados necessários para fazer uma compra Segura.

dekra-2

ON: Quais as restrições mais frequentes que aparecem na hora da compra de um veículo usado?

Felix: Mais comuns são: Recall – Os chamados de recall estão relacionados a falhas que comprometem a segurança veicular, podendo causar acidentes ou danos graves por um recall não atendido. Com isso, o proprietário deve atender a todos os recalls anunciados para o seu veículo. Se, por qualquer motivo, deixar de fazê-lo, é importante que seja transparente na hora da venda, informando ao possível comprador. Uma das maneiras de saber que foi feito o reparo exigido pela montadora, é solicitar o documento formal que comprove a ciência da existência das convocações atendidas. Registro de roubo e furto – Quem adquirir um veículo nesta situação terá muita dor de cabeça, caso seja parado em uma blitz ou inspeção policial. O proprietário de um carro clonado pode ter o bem apreendido, responder a um processo criminal e terá de provar que não é o responsável pela adulteração. Veículos baixados – A restrição de “Veículos Baixados” significa que o modelo sofreu danos irreparáveis (um acidente de grande monta) e o chassi foi baixado nos cadastros do Detran. Neste caso, o veículo não pode estar em circulação. Quando a consulta Checkauto traz essa restrição, o alerta é de extrema relevância para o consumidor.

 

ON: Como é feito esse histórico do veículo, é por quem compra ou vende? O que é identificado nesse processo?

Felix: A Checkauto possui um amplo banco de dados, de fontes públicas e privadas, fornecendo até 40 tipos de informações do histórico do veículo, muitas delas com exclusividade. O serviço é online e está disponível 24h, sete dias por semana no site da empresa: www.checkauto. com.br. Ao fazer a consulta, o consumidor tem acesso a informações sobre restrições administrativas, tributárias e judiciais; ocorrências de roubo e furto em aberto; existência de débitos e multas; histórico de quilometragem; histórico de oferta em leilão, recall, entre outras. A empresa já realizou mais de 11 milhões de consultas, possui mais de 90 milhões de registros e 70 mil usuários cadastrados.

 

ON: Quais dicas para quem vai comprar um veículo seminovo ou usado?

Felix: Levante o histórico do veículo, para saber se ele já passou por acidente, já foi roubado, KM, entre outros. A Checkauto é uma boa fonte de pesquisa para isso. Algumas dicas: • Compre o veículo de lugares confiáveis, como concessionárias ou revendedoras autorizadas. • Verifique se as condições das peças estão de acordo com a quilometragem do veículo. • Fique atento ao desgaste das peças, como pneus, volante, freio, manopla do câmbio, estofado e tapeçaria. • Certifique-se de que o estepe, o triângulo e o extintor estão em ordem. • Faça uma vistoria completa no veículo antes de realizar a compra. Esse tipo de serviço checa a documentação, números de identificação, pintura, placas e estrutura do veículo. Uma boa dica é o DEKRA Security onde o consumidor pode ter 1 ano de garantia mecânica e 3 anos de garantia de procedência caso o veículo seja aprovado

Read Previous

Ford leva pilotos de renome para guiar GT em Le Mans

Read Next

Volkswagen apresenta Nova Saveiro remodelada e mais conectada

Posts Relacionados