
Ao completar 20 anos de atividades a fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP) registra a marca histórica de 20 milhões de motores produzidos. O engenho que representa esse marco é um 1.0l TSI da família EA211, que equipa o recém-lançado Golf TSI.
Com uma estrutura moderna e tecnologicamente avançada, o complexo industrial se destacou por diversas vezes nesses 20 anos de história, com a produção do primeiro motor 1.0l bicombustível do Brasil (2003), o primeiro 1.0l de três cilindros (2012) e o 1.0l três cilindros turbo com injeção direta e Total Flex (2015).
Ainda nesse período, a fábrica duplicou seu tamanho em área construída, recebeu mais de R$ 1 bilhão em investimentos. Com três prédios produtivos – EA111, EA211 e Usinagem e Montagem de Cabeçotes –, conta com três linhas de montagem de motores, quatro linhas de usinagem de blocos, uma linha de usinagem de virabrequim, duas de usinagem de cabeçotes e três de montagem de cabeçotes.

“São Carlos tem recebido importantes aportes nos últimos anos, desde 2012 os investimentos totalizarão aproximadamente R$ 900 milhões até 2018, proporcionando uma intensa evolução em termos de qualidade e tecnologia na unidade. Com isso, a fábrica tem reforçado sua importância dentre as unidades de motores do Grupo Volkswagen e tem contribuído para o sucesso da consolidação da Volkswagen no mercado brasileiro”, disse David Powels, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul.
A unidade é responsável pela produção dos propulsores da família EA211 nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MSI, que equipam os modelos up!, cross up!, Fox, CrossFox, SpaceFox, Space Cross, Golf, Novo Gol, Novo Voyage, Nova Saveiro e Nova Saveiro Cross. Em São Carlos, também é fabricado o consagrado EA111 1.6l, presente nos modelos Gol, Fox, Voyage, SpaceFox e Saveiro. Para o mercado brasileiro, 100% dos produtos recebem a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo são produzidos motores a gasolina.
A fábrica em números
- 1996: Inauguração da fábrica em São Carlos, no dia 12 de outubro
- 1997: Primeira unidade do Grupo Volkswagen, fora da Europa, a conquistar a certificação ambiental ISO 14001
- 1999: Produção do primeiro motor turbo do Brasil
- 2000: Comemoração do marco de 1 milhão de motores produzidos
- 2003: Produção do primeiro motor 1.0l com a tecnologia Total Flex do Brasil
- 2007: Ampliação da capacidade produtiva com a produção das linhas de Usinagem e Montagem de Cabeçotes
- 2012: Implementação de nova linha de usinagem de Blocos e aumento da capacidade produtiva
- 2013: Inauguração de novo prédio produtivo responsável pela fabricação da família EA211
- 2014: Comemoração do marco de 9 milhões de motores produzidos
- 2015: Produção do primeiro 1.0l TSI Total Flex produzido no Brasil, com investimentos de R$ 460 milhões, e exportação de blocos de motores EA211 para fábrica de Chemnitz, Alemanha
- 2016: Comemoração de 300 mil motores EA211 produzidos e início da fabricação do virabrequim e do motor 1.4 TSI

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.