
Tech Drive: Avaliação do Fiat Fastback Hybrid: robustez mecânica e eficiência energética
Os híbridos da Fiat chegaram! E que boa notícia ter os SUVs Pulse e Fatback inaugurando a jornada na eletrificação leve da marca no Brasil. Nosso modelo é o Fastback Hybrid 2025, que combina o motor 1.0 turbo flex à tecnologia Bio-Hybrid — um sistema híbrido-leve desenvolvido para o mercado brasileiro. O foco está em eficiência energética sem abrir mão da robustez mecânica, marca registrada da montadora.
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O coração mecânico da nova versão é o motor T200 Hybrid, um 1.0 turbo flex de 3 cilindros que entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque. A grande inovação, no entanto, está no sistema híbrido-leve que o acompanha: um motor elétrico multifuncional de 12V e 3kW, acoplado ao motor térmico por correia, substituindo o alternador e o motor de partida, e proporcionando dessa forma, torque auxiliar em arrancadas e retomadas. O resultado é uma redução de até 11,5% no consumo de gasolina em uso urbano, sem sacrificar a performance.
Esse sistema híbrido funciona com duas baterias de 12V: uma tradicional de chumbo-ácido e outra de íons de lítio (instalada sob o banco do motorista), ambas gerenciadas pelo módulo DBSM (Dual-Battery Switch Module). Essa configuração permite quatro modos de operação inteligentes:
- e-Start&Stop, que desliga o motor em paradas e regenera energia nas frenagens;
- e-Assist, que injeta torque elétrico para apoiar o motor térmico;
- Alternador Inteligente, que otimiza a recarga das baterias conforme a demanda;
- e-Regen, que recupera até 25% da energia normalmente desperdiçada nas desacelerações.
Acoplado ao câmbio automático CVT de sete marchas simuladas, o conjunto mecânico mostra-se ágil e eficiente, ideal tanto para o uso urbano quanto para viagens. A engenharia se destaca pela adaptação à realidade brasileira, utilizando etanol como parte da solução energética e aproveitando a matriz renovável nacional.
Na base estrutural, o Fastback continua sendo montado sobre a moderna plataforma MLA, que garante rigidez torcional e leveza. A suspensão elevada (192 mm de vão livre) e os ângulos de ataque (20,4°) e saída (21,2°) conferem ao SUV boa capacidade para enfrentar lombadas e buracos, mantendo estabilidade nas curvas.
A dirigibilidade também se beneficia dos sistemas eletrônicos de assistência, como controle de estabilidade, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa, presentes já na versão Audace.
O painel digital de 7″ (Impetus) ou 3,5″ (Audace) ilustra de maneira lúdica os modos de operação do sistema híbrido, permitindo que o motorista acompanhe, em tempo real, a gestão energética do veículo.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.