No Tech Drive, a avaliação do Fiat Pulse Audace: motor 1.0 turbo com muita agilidade. Chegou a hora de conhecer de pertinho o SUV Fiat Pulse, mais um modelo desenvolvido todo no Brasil e produzido no Polo Automotivo da marca de Betim (MG). Andamos na versão Audace, equipada com o novíssimo motor 1.0 turbo, e de cara, o veículo impressionou por conta da sua agilidade e força.
A Fiat investe para se destacar no segmento que mais cresceu em 2021, o de SUVs compactos, e entra na disputa de cabeça. Segundo a marca, todo o projeto do modelo começou do zero e foi embasado nos pilares de Design, Performance Eficiente, Segurança, Tecnologia e Conectividade para que ele seja o SUV mais desejado de sua categoria.
Entre no nosso podcast
Acesse os vídeos do You Tube
Leia a Revista Oficina News completa
O design é muito parecido com o do Argo, com a dianteira mais alta e elegante. O para-choque elevado que amplia o ângulo de entrada foi incorporado assim como a grade frontal com o script da marca com a Fiat Flag no canto inferior direito. Faróis de LED e um elegante friso de ponta a ponta que deixa o modelo mais personalizado. As lanternas traseiras tridimensionais têm perfil elevado, também são de LED.
A maior novidade fica por conta do motor Turbo 200 Flex, 1.0l de três cilindros, que acompanha a tendência mundial de downsizing, sendo mais compacto e mais leve. O conjunto é capaz de gerar 130 cv de potência máxima com etanol e 125 cv quando abastecido com gasolina. Em relação ao torque, temos 200 Nm (daí o nome do motor) ou 20,4 kgfm, com qualquer combustível, disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm.
Entre os componentes, destacamos o turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner com wastegate eletrônica, capaz de reduzir o tempo de resposta e ampliar o controle da pressão no conjunto.
O motor conta ainda com a tecnologia MultiAir III, um sistema eletro-hidráulico que controla de maneira flexível as válvulas de admissão, mantendo a alta performance sem comprometer o consumo de combustível, e baixo nível de emissões.
Este mesmo controle permite antecipar a abertura das válvulas de admissão na fase de escapamento, criando uma recirculação de gases que reduz os óxidos de nitrogênio oriundos da combustão. A injeção direta de combustível tem injetores colocados quase na vertical em relação aos pistões, em ângulo de 23° para favorecer a mistura ar-combustível.
O câmbio automático CVT simula sete marchas e usa duas polias variáveis ligadas por uma correia metálica mergulhada em óleo.
O habitáculo inédito tem tons e texturas exclusivas com modernidade e conforto. E um painel digital foi combinado à tela flutuante do sistema multimídia de 10,1 polegadas com conexão via internet 4G e emparelhamento com IOS e Android.
Versatilidade com estabilidade, o alcança ótima dirigibilidade. A marca explica que o Fiat Pulse utiliza uma suspensão inédita, desenvolvida especialmente para o modelo. O conjunto é composto pelo sistema McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção para as rodas traseiras, ambos dotados com uma nova geometria.
A nova direção elétrica tem assistência progressiva e linear, permitindo uma condução confortável e segura em qualquer condição de rodagem, com um diâmetro de giro de apenas 10,5 metros.
Uma lista ampla de equipamentos e recursos de segurança foram implantadas no Novo Pulse, que ganha o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) e uma grande variedade de tecnologias, apoiadas por um projeto moderno e avançado baseado na nova plataforma MLA.
A câmera posicionada na parte superior do para-brisas permite o uso da Comutação Automática dos Faróis, além de detectar outros veículos trafegando à frente ou em direção ao Pulse.
Também por esta mesma câmera, o Pulse é capaz de “enxergar” as faixas de rolamento no asfalto, por meio do recurso Aviso de Mudança de Faixa e evitar colisões traseiras por meio da Frenagem Autônoma de Emergência (AEB).
Para completar, a segurança é garantida pelo Controle de Estabilidade e Tração (ESC), item de série em todas as versões e a Indicação de Frenagem de Emergência (ESS), que faz as luzes de freio piscarem de forma intermitente, alertando os motoristas que vão atrás em caso de frenagem brusca.
© 2014-2020 Revista Oficina News • Todos os direitos reservados a Ita & Caiana Editoras Ltda.