Avaliamos a Fiat Toro Endurance com motor 1.8 flex e câmbio manual. A transmissão automática caiu no gosto do brasileiro, isso ninguém duvida. Mas na vida dos que usam o veículo para trabalhar, o câmbio manual ainda é muito requisitado, pois, além de baratear o modelo, ainda traz aquela força extra quando a caçamba está carregada.
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Aí vemos uma picape como a Fiat Toro Endurance, bonita e imponente, cheia de estilo para o lazer, para quem usa o carro para carregar com equipamentos de todos os tipos, inclusive carga comercial, com capacidade de carga que chega a 550 kg. Fato!
A Fiat chama o Toro de SUP (Sport Utility Pick-up) ou seja, uma picape utilitária esportiva, já que combina a força e a robustez das picapes com o conforto e a dirigibilidade dos SUVs.
A versão que avaliamos pela primeira vez é justamente o modelo Endurance 1.8 Flex MT5, ou seja, com câmbio manual de cinco velocidades. Nossa picape veio equipada com itens opcionais como central multimídia UConnect 7″, compatível com Apple Carplay e Android Auto, volante multifuncional e câmera de ré, o que é muito funcional quando se estaciona.
De série mesmo são as novas rodas de 16 polegadas e pneus 215/65, grade de proteção do vidro traseiro e santantônio (exclusivos da configuração) e recursos de segurança, como piloto automático, controles eletrônicos de tração e estabilidade, além do Hill Holder.
Sobre o conjunto mecânico, o modelo vem com o motor flexível EtorQ Evo VIS, que quer dizer do inglês, Variable Intake System – sistema de admissão variável, que traduz em mais força e menos consumo. A construção usa o coletor de admissão, o eixo de comando e a bomba de óleo variáveis. Como resultado, temos a potência 139 cv quando abastecido com etano, e torque de 19,27 kgfm a 3.750 rpm.
A engenharia da marca explica o VIS da seguinte maneira: quando o propulsor trabalha em rotações abaixo de 4.000 rpm, o coletor mantém a posição “longo”, onde o fluxo de ar circula por um caminho mais extenso, antes de ser admitido pelos cilindros do motor, possibilitando uma curva de torque crescente. Já acima de 4.000 rpm, um flap interno é acionado eletronicamente, forçando o ar por um caminho mais curto, que irá gerar maior potência.
Como item de série e que melhora muito a dirigibilidade é a direção do tipo elétrica com pinhão e cremalheira, com diâmetro mínimo de curva de 12,2 m. A suspensão é McPherson com rodas independentes na dianteira e Multilink com rodas independentes na traseira.
Ficha técnica
Motor: | 1.8 EtorQ Evo VIS |
Combustível | Gasolina/etanol |
Cilindrada | 1.747,1 cm³ |
Potência | 135 cv (G) / 139 cv (R) a 5.750 rpm |
Torque | 18,76 kgfm (G) / 19,27 kgfm (E) a 3.750 rpm |
Transmissão | Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma à ré |
Tração | Dianteira com juntas homocinéticas |
Direção | Elétrica com pinhão e cremalheira |
Rodas e Pneus | 6,5JX16” em chapa de aço / 215/65 R16 |
Freios | A pedal e transmissão hidráulica com ABS/ESC de série
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante Traseiro: A tambor (diâmetro de 254 mm) com regulagem automática |
Suspensões | Dianteira: McPherson com rodas independentes e Mola helicoidal
Traseira: Multilink com rodas independentes e Mola helicoidal |
Tanque de combustível | 60 litros |
Dimensões e pesos
Comprimento | 4.944 mm |
Largura | 1.844 mm |
Entre-eixos | 2.990 mm |
Altura | 1.655 mm |
Capacidade de carga | 550 kg |
Capacidade da caçamba | 937 litros |
Carga máxima rebocável (sem freio) | 400 kg |
Peso em ordem de marcha | 1.606 kg |
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.