Fiat Toro Endurance: motor 1.8 flex e câmbio manual

Fiat Toro Endurance: motor 1.8 flex e câmbio manual

Avaliamos a Fiat Toro Endurance com motor 1.8 flex e câmbio manual. A transmissão automática caiu no gosto do brasileiro, isso ninguém duvida. Mas na vida dos que usam o veículo para trabalhar, o câmbio manual ainda é muito requisitado, pois, além de baratear o modelo, ainda traz aquela força extra quando a caçamba está carregada.

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Aí vemos uma picape como a Fiat Toro Endurance, bonita e imponente, cheia de estilo para o lazer, para quem usa o carro para carregar com equipamentos de todos os tipos, inclusive carga comercial, com capacidade de carga que chega a 550 kg. Fato!

A Fiat chama o Toro de SUP (Sport Utility Pick-up) ou seja, uma picape utilitária esportiva, já que combina a força e a robustez das picapes com o conforto e a dirigibilidade dos SUVs.

A versão que avaliamos pela primeira vez é justamente o modelo Endurance 1.8 Flex MT5, ou seja, com câmbio manual de cinco velocidades. Nossa picape veio equipada com itens opcionais como central multimídia UConnect 7″, compatível com Apple Carplay e Android Auto, volante multifuncional e câmera de ré, o que é muito funcional quando se estaciona.

Fiat Toro Endurance: motor 1.8 flex e câmbio manual

De série mesmo são as novas rodas de 16 polegadas e pneus 215/65, grade de proteção do vidro traseiro e santantônio (exclusivos da configuração) e recursos de segurança, como piloto automático, controles eletrônicos de tração e estabilidade, além do Hill Holder.

Fiat Toro Endurance: motor 1.8 flex e câmbio manual

Sobre o conjunto mecânico, o modelo vem com o motor flexível EtorQ Evo VIS, que quer dizer do inglês, Variable Intake System – sistema de admissão variável, que traduz em mais força e menos consumo. A construção usa o coletor de admissão, o eixo de comando e a bomba de óleo variáveis. Como resultado, temos a potência 139 cv quando abastecido com etano, e torque de 19,27 kgfm a 3.750 rpm.

A engenharia da marca explica o VIS da seguinte maneira: quando o propulsor trabalha em rotações abaixo de 4.000 rpm, o coletor mantém a posição “longo”, onde o fluxo de ar circula por um caminho mais extenso, antes de ser admitido pelos cilindros do motor, possibilitando uma curva de torque crescente. Já acima de 4.000 rpm, um flap interno é acionado eletronicamente, forçando o ar por um caminho mais curto, que irá gerar maior potência.

Como item de série e que melhora muito a dirigibilidade é a direção do tipo elétrica com pinhão e cremalheira, com diâmetro mínimo de curva de 12,2 m. A suspensão é McPherson com rodas independentes na dianteira e Multilink com rodas independentes na traseira.

Fiat Toro Endurance: motor 1.8 flex e câmbio manual

 

Ficha técnica

Motor: 1.8 EtorQ Evo VIS
Combustível Gasolina/etanol
Cilindrada 1.747,1 cm³
Potência 135 cv (G) / 139 cv (R) a 5.750 rpm
Torque 18,76 kgfm (G) / 19,27 kgfm (E) a 3.750 rpm
Transmissão Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma à ré
Tração Dianteira com juntas homocinéticas
Direção Elétrica com pinhão e cremalheira
Rodas e Pneus 6,5JX16” em chapa de aço / 215/65 R16
Freios A pedal e transmissão hidráulica com ABS/ESC de série

Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante

Traseiro: A tambor (diâmetro de 254 mm) com regulagem automática

Suspensões Dianteira: McPherson com rodas independentes e Mola helicoidal

Traseira: Multilink com rodas independentes e Mola helicoidal

Tanque de combustível 60 litros

 

Dimensões e pesos

Comprimento 4.944 mm
Largura 1.844 mm
Entre-eixos 2.990 mm
Altura 1.655 mm
Capacidade de carga 550 kg
Capacidade da caçamba 937 litros
Carga máxima rebocável (sem freio) 400 kg
Peso em ordem de marcha 1.606 kg

 

 

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