Formula Inter é a nova categoria que forma pilotos completos

No lançamento, ícones do automobilismo

No lançamento, ícones do automobilismo

Com o ousado objetivo de formar pilotos e prepará-los para encarar as principais categorias do automobilismo mundial, a Formula Inter acaba de ser apresentada como uma nova opção para quem quer investir no automobilismo por um preço acessível e justo.

Formula Inter é a nova categoria que forma pilotos completos
Formula Inter é a nova categoria que forma pilotos completos

A ideia é mesmo oferecer aos candidatos a pilotos uma chance de “viver do negócio” automobilismo por meio do modelo “Seat and Drive” (sente-se e dirija, em inglês), no qual o piloto paga pelo aluguel do equipamento e dos serviços todos prontos.

O primeiro campeonato será em 2016, com 11 corridas, todas em no autódromo de Interlagos, e o valor da locação por prova é de R$ 13.990,00. E como promoção de lançamento, o preço para a contratação antecipada será de R$ 11.990,00 neste mês de agosto. Até agora já são 10 pilotos confirmados, e a ideia é ter 21.

Além de participar de uma categoria do automobilismo, nova e com muita tecnologia, os candidatos vão participar da Academia F.Inter, esse um dos grandes destaques da competição. A academia vai dar aos participantes aulas de mecânica, dados, pilotagem, media training, marketing, entre outras disciplinas complementares para quem deseja se aprimorar na profissão, tudo sob a supervisão do ‘reitor’ Roberto Pupo Moreno, ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy.

O F-Inter MG-15 foi desenvolvido por um grupo de pessoas que contam com mais de 45 anos de história no automobilismo, além de certificado por engenheiros de universidades nacional, que se valeram das melhores práticas construtivas, dos mesmos softwares utilizados pelos principais fabricantes de veículos de competição em todo o mundo, e dos mais resistentes e avançados materiais, privilegiando a segurança, performance e competitividade.

F-Inter MG-15 foi desenvolvido por engenheiros renomados
F-Inter MG-15 foi desenvolvido por engenheiros renomados

O carro é um monoposto totalmente brasileiro, que teve o projeto de engenharia testado, validado e certificado em testes nos melhores softwares de simulação, que asseguram o atendimento às melhores normas de segurança, resistência e eficiência torcional.

Para começar o idealizador da categoria, Marcos Galassi, colocou a segurança em primeiro lugar no desenvolvimento dos monopostos. Foram feitos crash box dianteiro e traseiro, e contam com side pods (como saias laterais) estruturais em plano inclinado – que evitam que o piloto seja atingido por impacto lateral. O habitáculo é construído em fibra de carbono, com extrator de banco e anel de segurança para a cabeça do piloto. O volante é em fibra de carbono, com painel eletrônico “on-board”.

Marcos explicou que o carro tem um desenho inovador de grandes dimensões, e sua aerodinâmica foi projetada utilizando os mesmos softwares (Computer Fluid Design) utilizados por uma das principais equipes de Fórmula 1. A carenagem e as asas foram produzidas pioneiramente no Brasil por controle numérico computadorizado (CNC), em compostos de fibra de carbono, o que garante qualidade e elevado padrão de acabamento.

Motor 2.0, quatro cilindros e câmbio com 4 marchas em H
Motor 2.0, quatro cilindros e câmbio com 4 marchas em H

O Power train é composto por motor 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta de etanol, que gera 191 hp e torque máximo de 21 kgfm a 6.000 rpm, acoplado a caixa de câmbio nacional com 4 marchas em “h”. A velocidade máxima projetada em Interlagos é de 245 km/h.

As rodas são de fabricação própria em magnésio de aro 13 polegadas, com tala 8″ na dianteira e 11″ na traseira, e os pneus são Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros.

“Segurança, desempenho, competitividade, aprendizado, profissionalismo e baixos custos são os pilares que nos motivam a criar uma categoria completamente nova, com ideias novas, que refletem todo o potencial que nosso país tem no desenvolvimento do esporte a motor”, enaltece o executivo.

Curta www.facebook.com/formulainter

Mais detalhes em www.formulainter.com.br

Acompanhe em https://instagram.com/formulainter

 

FICHA TÉCNICA – FÓMULA INTER

Monoposto: F-Inter MG-15

Construtor: Minelli Racing

Chassis: Construção tubular semi-monocoque, crash box frontal removível e side pods laterais estruturais em plano inclinado

Suspensão dianteira: ‘push rod’ mono shock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.

Suspensão traseira: ‘push rod’ bishock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.

Amortecedores e molas: Com bump e rebound fixos, molas com carga variável.

Freios: 4 discos ventilados, calipers espec race de 4 embolos, distribuição de carga dianteira e traseira regulável no cockpit.

Mangas de eixo: em magnésio com cubo rápido.

Rodas: Fabricação própria em magnésio, aro 13, tala 8″ dianteira e 11″ traseira

Pneus: Pirelli PZero Slick – 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros

Caixa de Direção: Minelli Racing

Tanque de combustível: de borracha, capacidade 30 litros

Pintura: Sherwin Williams à base d’água

Habitáculo: em fibra de carbono, extrator de banco

Banco de segurança: em fibra de carbono, removível

Anel de segurança: Protetor de cabeça em material compósito

Volante: Fibra de carbono com sistema de retirada rápida e painel eletrônico embutido

Carenagem: Fibra de vidro em vacuum bag, 8 peças

Aerofólio: Fibra de carbono, com 1.000mm regulável de 0 a 11 graus.

Asa: Fibra de carbono, com 1.800mm externo fixo em 11 graus

Flaps: em fibra de carbono, dianteiro 4 unidades reguláveis de O a 35 graus, traseiro com 1.000mm regulável de 0 a 35 graus.

Extrator Traseiro: em fibra de vidro, fixo

Dimensões:

Comprimento total: 4.320mm

Largura total: 1.800mm

Altura máxima: 1.000mm

Entre eixos: 2.465mm

Bitola dianteira externa aos pneus: 1.800mm

Bitola traseira externa aos pneus: 1.750mm.

Peso: 520 kg sem combustível.

 

Motor: 2 litros, 4 cilindros em linha, 16válvulas

Coletor de admissão e escape: Minelli Racing

Refrigeração: 2 radiadores laterais de alumínio para água

Sistema de Gerenciamento Eletrônico: Pro Tune Eletronic Systems

Potência: 191 hp a 6000 rpm

Torque: 21 kgfm a 6000 rpm

Câmbio: 4 marchas em H

 

Editado por Carol Vilanova

 

 

 

 

 

Read Previous

Duster 4×4 em bom ponto de equilíbrio

Read Next

KS lança novas camisas de motor na reposição