Como parte importante do sistema de frenagem, a Fremax reforça os tipos de discos de freio e suas aplicações. Temos dois os tipos de discos de freio: sólido e ventilado, que juntamente com outras peças, como pastilhas, pinças, flexíveis, devem estar em perfeitas condições de uso para garantir a segurança do veículo.
“Na hora da manutenção preventiva, é importante fazer avaliação com atenção de cada um deles e substituir os que apresentam desgaste excessivo ou sinais de deterioração. No caso dos discos de freio, é necessário verificar se existe desgaste irregular dos discos de freio e se a espessura mínima está dentro limite, conforme a especificação marcada na própria peça”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax. Por ser um componente de fundamental importância no sistema de frenagem, &e acute; importante que motoristas conheçam um pouco mais sobre cada tipo de freio a disco.
Leia a Revista Oficina News completa
Conhecendo os tipos de discos de freio – Para entender as diferenças, o coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax explica as características dos quatro tipos de discos de freio.
O disco sólido é usado, geralmente, em veículos mais leves e de menor potência. No caso dos veículos intermediários, são utilizados nas rodas do eixo traseiro. Por ser um disco mais simples, possui menor capacidade de troca de calor e de performance, por isso são utilizados em veículos menores e de baixa potência.
Já o disco de freio ventilado é um componente mais robusto, composto por duas superfícies de frenagem separadas por canais ou aberturas internas. Esses canais permitem a circulação de ar entre as pistas de frenagem. Os canais de ventilação ajudam a dissipar o calor mais rapidamente do que os discos de freio sólidos, reduzindo a fadiga térmica. Estes discos são mais utilizados em carros maiores como SUVs, picapes, sedans e carros com maior potência.
Para os discos de freio ventilados, ainda existem duas opções que oferecem maior performance que são os discos perfurados e ranhurados. Os discos de freio perfurados, contam com uma série de furos na pista de frenagem que auxiliam na refrigeração. Os pequenos furos permitem a passagem de ar na pista de frenagem, resfriando mais rápido a peça. Já os discos de freio ranhurados possuem pequenos sulcos na pista de frenagem que potencializam o resfriamento e a limpeza da pista de frenagem do disco e da pastilha. Esses discos são os que as montadoras equipam as versões mais esportivas de seus carros e, também, são utilizados em diversas competições devido ao aumento da performance e durabilidade.
Segundo Leite, os discos de freio perfurados e ranhurados trabalham em temperaturas elevadas, sendo necessário resfriamento mais veloz, por isso são escolhidos para carros de competições e de veículos esportivos de alta potência que requerem todo o desempenho do sistema de freio no ato da parada do automóvel.
A Fremax, marca preferida pelos mecânicos conforme pesquisas do prêmio Sindirepa-SP, está presente em mais de 70 países e atende mais de 100 mil aplicações com seu amplo portfólio de produtos.