A Harley-Davidson apresenta sua linha de motocicletas 2015 com novidades em quatro famílias, com destaque para a Touring, que passa a contar com a Street Glide® Special, revolucionada pelo Projeto RUSHMORE, substituindo a atual Street Glide®. Na família Dyna®, os modelos Street Bob® e Low Rider® chegam pela primeira vez no Brasil. Com novo sistema de freio e a estreia da Breakout®, as motocicletas Softail® também oferecem inovações. Por último, no mix de modelos mais exclusivos, a linha CVO™ – Custom Vehicle Operations –, o lançamento mundial, CVO™ Street Glide®, e CVO™ Limited serão montados na unidade fabril da marca, em Manaus (AM).
Família Sportster®
Assento baixo e tanque de combustível em forma de gota são destaques da Sportster®, assim como o motor V-Twin. Desde o início de 2014, elas receberam sistemas de freios com ABS de série e controles de mão mais ergonômicos. Além disso, o painel conta com indicador de marcha e rotação.
A Harley-Davidson Iron 883™ 2015 é a Sportster® que mantém as características de uma motocicleta ágil, com motor Evolution™ de 883cm³ acoplado a um câmbio de cinco marchas.
A Forty-Eight® 2015 é uma das grandes atrações da família Sportster®. O modelo é uma referência dentro da linha Dark Custom, embalada pelo motor Evolution™ de 1.200cm³. Característica marcante da Forty-Eight®, o icônico tanque estilo Peanut apareceu pela primeira vez na Harley-Davidson em 1948 e, desde então, passou a ser um item tradicional dos modelos Sportster®. Aliás, vem daí a inspiração para o nome Forty-Eight®.
A Sportster® 1200 Custom 2015 complementa a família equipada com o motor Evolution™ de 1.200cm³, pneu dianteiro largo e uma roda cromada de cinco raios e aro 16″, e possui ainda duas versões customizadas diretamente de fábrica. A 1200 Custom CA tem comandos de montagem central, rodas pretas e guidão drag bar, enquanto a 1200 Custom CB vem com estilo clássico, rodas raiadas e guidão mini apehanger. Ambas apresentam acabamento do motor em preto.
Família Dyna®
Representando o autêntico estilo Harley-Davidson, as motocicletas Dyna® vêm equipadas com sistema de transmissão de seis velocidades Six-Speed Cruise Drive® e freios ABS de série. A Harley-Davidson Dyna® Low Rider® 2015 é um ícone, com ótima performance para um modelo com o estilo cruiser custom da marca. Lançada originalmente em 1977, retorna ao portfólio da Harley-Davidson com seu estiloso escape 2 em 1, impulsionado pelo motor Big Twin de 1.600cm3.
O modelo Street Bob®, outra novidade da família Dyna®, é equipada com o motor Twin Cam 96™ de 1.600cm3 na cor preta, guidão mini apehanger, assento individual e o mesmo modelo de tanque de combustível da consagrada Fat Bob®.
A Harley-Davidson Dyna® Fat Bob® 2015, por sua vez, combina o estilo e a atitude da linha Dark Custom com a imponência dos modelos Big Twin, equipada com motor Twin Cam 96™ de 1.600cm³ com transmissão Six-Speed Cruise Drive® e sistema de freios com ABS de série com disco duplo na dianteira.
Família Softail®
Todos os modelos desta família são equipados com motor Twin Cam 96B™ de 1.600cm³ e transmissão de seis velocidades Six-Speed Cruise Drive®. Na linha 2015, também receberam inovações no sistema de freios ABS, diminuindo em 40% o esforço feito no manete. Dentre os novos componentes do freio dianteiro, estão uma pinça com quatro pistões de 34mm e 32mm, pastilhas com material de alta performance, cilindro mestre renovado e um disco de 300mm. Além disso, a pinça e o cilindro mestre foram reestilizados, garantindo um design mais bonito às motocicletas.
A grande novidade desta família em 2015 é a Harley-Davidson Softail® Breakout®, com perfil mais baixo e alongado, pneu traseiro de 240mm, visualmente balanceado com os garfos robustos e o para-lama encurtado.
Assim como sua predecessora, a exclusiva CVO™ Breakout®, disponível no Brasil com apenas 30 unidades na linha 2014, apresenta estilo original, com linhas suaves, que ressaltam o motor e os pneus. O tradicional propulsor Twin Cam 96B™ de 1.600cm³, a transmissão de seis velocidades Six-Speed Cruise Drive® e o sistema de freios ABS formam o conjunto mecânico da Breakout®.
Já a Harley-Davidson Softail® Deluxe 2015 tem seu motor montado sobre eixos balanceadores e acoplado à transmissão Six-Speed Cruise Drive®.
A Harley-Davidson Softail® Fat Boy® 2015 tem inspiração das choppers hardtail dos anos 1960 e 1970, com design frontal amplo e um grande farol dianteiro que, entre outros itens cromados, atribuem ainda mais sofisticação ao modelo, incluindo as reluzentes rodas estilo bullet hole. Enquanto isso, a Harley-Davidson Fat Boy® Special 2015 traz o lado mais sombrio desta fat custom original, com aparência dark e detalhes em cromo acetinado, realçando sua forte personalidade.
A Harley-Davidson Heritage Softail® Classic 2015 é uma máquina moderna com estilo clássico, evidenciado pelos pneus com faixa branca que envolvem as rodas raiadas cromadas, além dos para-lamas alongados e lanternas auxiliares. A Softail® mais completa de série vem com itens como sissy-bar, para-brisa king-size removível e saddlebags de couro.
Família V-Rod®
Os modelos desta família vêm equipados com motor Revolution® de 1.250cm³ refrigerado a líquido, desenvolvido em parceria com a Porsche e que atinge até 125cv, embreagem tipo slipper, que reduz a fricção e ajuda a manter a roda traseira no ritmo adequado, e freios Brembo® com ABS, que atuam de forma precisa e eficiente. A suspensão dianteira Showa com garfo invertido e as rodas de alumínio ajudam a reduzir a massa não suspensa, melhorando a ciclística do conjunto.
A Night Rod® Special tem estilo dark com acabamentos em preto. O perfil traseiro cônico com lanterna de LED ressalta o pneu traseiro Michelin Scorcher de 240mm, como na V-Rod Muscle®. As rodas de alumínio e o garfo invertido diminuem a massa não suspensa, e deixam a condução mais ágil.
Família Touring
A Street Glide® Special vem equipada com motor Twin Cam 103™ High Output de 1.700cm3, com sistema de admissão e fluxo de ar. Completam o conjunto a roda dianteira de 19 polegadas e a traseira de 16 polegadas estilo Enforcer e o sistema de freios Reflex™ com ABS conectado eletronicamente.
A família Touring da Harley-Davidson ainda oferece a Road King® Classic com farol de dupla parábola, guidão de perfil alto e velocímetro com números grandes.
Por último, o modelo mais completo desta família, a Ultra Limited, combina características modernas e sofisticadas ao mais autêntico estilo Grand American Touring, e ainda vem equipada com motor Twin Cam 103™ High Output Twin Cooled™, de 1.700cm3 com refrigeração mista, sistema de freios Reflex™ com ABS conectado eletronicamente, faróis de LED Daymaker™ e sistemas de informação e entretenimento Boom!™ Box de 6,5 polegadas com tela colorida de alta resolução sensível ao toque, sistema de navegação GPS e sistema de reconhecimento de voz (VR).
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.