Tech Drive: Avaliação do Haval H6 PHEV 34, que combina um motor 1.5 turbo e dois elétricos. A dúvida cruel sobre qual carro é melhor, o elétrico ou o híbrido, ninguém sabe responder com certeza. O que eu posso dizer, com a experiência de já ter testado vários de ambos os modelos, é que o híbrido é um carro muito legal para se viajar, e o elétrico, enquanto a rede de abastecimento não se ajusta, ainda é melhor para rodar na cidade.
Dessa lista de híbridos não tem como não se impressionar com o GWM Haval H6 PHEV 34, um SUV de grande porte, que combina o motor a combustão com dois motores elétricos, garantindo mais dirigibilidade e autonomia no modo elétrico, deixando na reserva o bom e velho motor turbo a gasolina, mas com a opção de carregar na tomada se quiser.
Um SUV com desenho externo bastante sofisticado, que muda pouco da versão HEV (sem o plug in). Podemos dizer que a robustez combinada a um estilo esportivo mostra que o Haval H6 tem tudo que um SUV de renome precisa. Linha da cintura alta, ampla grade dianteira, faróis alongados e as lanternas traseiras que se tornam inteiriças, dando impressão de um carro mais largo.
🔧🧑🔧 Leia a Revista Oficina News completa
👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews
O ponto forte desse modelo, porém, é o conjunto propulsor, que junta um motor a combustão 1.5 turbo, com injeção direta a gasolina, 16 válvulas em comando duplo com variação na admissão e escape, com dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro. O resultado dessa fórmula são 393 cv de potência combinados e impressionantes 77,7 kgfm de torque.
Dessa forma, o H6 PHEV 34 oferece ótima dirigibilidade, com força tanto nas arrancadas quanto nas retomadas de velocidade. A velocidade máxima é de 180 km/h (limitada eletronicamente). Completando o conjunto motriz, temos a transmissão e-Traction de duas velocidades e tração Integral nas 4 rodas, 100% variável, juntamente por conta do segundo motor.
Para alimentar os motores elétricos, a bateria de 34Kwh com carregamento AC faz o serviço e permite que o H6 PHEV34 seja uma ótima escolha para quem quer ter a experiencia de um carro elétrico, pois permite autonomia surpreendente de 113 km no Inmetro sem usar o motor a combustão, segundo os dados da marca. Aliás, é a capacidade da bateria que dá nome ao carro.
Falando um pouco dos sistemas de segurança, o modelo oferece Piloto Automático Adaptativo; Frenagem Automática de Emergência; Alerta de Colisão Traseira; Assistente de Permanência em Faixa; Monitoramento de Pontos Cegos; Assistente de controle de descida; 6 airbags entre outros destaques.
No interior luxuoso temos os bancos em couro ecológico ventilados, volante multifuncional, Teto solar panorâmico e Telas de LCD HD para indicação dos parâmetros do carro e da central multimidia completa.
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.