
Tech Drive: Avaliação do Honda CR-V Advanced Hybrid: combina um motor ciclo Atkinson e dois elétricos.
Um SUV com linhas marcantes, aparência imponente e aquele toque de sofisticação. Assim, o Honda CR-V Advanced Hybrid se apresenta para ser o SUV híbrido que ganhou o prêmio Abiauto como melhor veículo da categoria, entre outros. Justo reconhecimento ao modelo, que vem equipado com um sistema híbrido avançado, combinando um motor a combustão de 2.0 litros com dois motores elétricos.
É desse sistema que vamos falar, o e:HEV da Honda, sigla para Hybrid Electric Vehicle” (Veículo Híbrido Elétrico, em inglês). Funciona da seguinte maneira: combina um motor a combustão 2.0 DOHC 16V de quatro cilindros com ciclo Atkinson e injeção direta de gasolina com dois motores elétricos – um para tração e outro para geração de energia.
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O motor a gasolina é capaz de gerar 147 cv de potência máxima e 19,4 kgfm de torque máximo, enquanto a potência combinada com os motores elétricos rende 204 cavalos. O motor a combustão se associa ao e-CVT, conjunto que abriga esses dois motores elétricos, posicionados em eixo paralelo, e uma transmissão com duas relações fixas – lock-up –, uma mais curta para velocidades intermediárias e outra mais longa para velocidades mais altas ou de cruzeiro.
A engenharia da marca explica que o sistema e:HEV possui três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão). A alternância entre eles acontece de maneira suave e automática, de acordo com variáveis como topografia, acionamento do acelerador, nível de energia nas baterias, entre outros.
O motor a combustão também pode atuar para fornecimento de energia, enquanto em EV Drive a energia será proveniente do conjunto das baterias. O sistema híbrido da Honda faz a regeneração da energia de forma automática.
No modo, Engine Drive, a tração é feita pelo motor a combustão, conectado diretamente às rodas por meio duas embreagens distintas, uma para ativação do lock-up de média e outra para o lock-up de alta velocidade. Segundo a Honda, o modo de operação Engine Drive é ativado automaticamente em aceleração moderada em médias e altas velocidades.
O CR-V Hybrid é equipado com a tração integral AWD, que distribui ativamente a força motriz nos dois eixos sob demanda – a proporção varia de 60% dianteira / 40% traseira a 50% para cada eixo, ficando acionada o tempo todo.
O modelo apresenta um interior espaçoso e modular, com materiais de alta qualidade e um visual retrô. Vem equipado com recursos de segurança de última geração, com o Honda SENSING e o myHonda Connect, quando é preciso usar a conectividade.
A transmissão da tração ao eixo traseiro se dá por meio de uma compacta caixa de transferência (com embreagem multidisco), conectada ao eixo do diferencial traseiro. A repartição de força entre os eixos dianteiro e traseiro ocorre de acordo com as condições da estrada.
Para melhorar o conforto acústico do motor a combustão (inclusive em marcha lenta) foi implementado um pré-amortecedor no volante-motor, que reduz as variações de torque, eliminando vibrações em baixas rotações. A IPU (Intelligent Power Unit) abriga uma bateria moderna e compacta. A PCU (Power Control Unit) é o “cérebro” do sistema híbrido, gerenciando a estratégia de gestão de energia para otimizar desempenho.
A adoção do lock-up intermediário, um dos destaques do CR-V Advanced Hybrid, melhora a linearidade e a percepção de vigor nas acelerações. A potência máxima do motor elétrico de tração é de 184 cv, com torque máximo de 34,2 kgfm.
O CR-V Advanced Hybrid conta com a tecla Drive Mode no console, que permite alternar entre três modos de condução: Normal, Econ e Sport. Em Normal, os parâmetros preveem equilíbrio entre desempenho e eficiência energética; o modo Econ privilegia a economia e, em Sport, a resposta do acelerador é mais direta.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.