Avaliamos Jeep Compass: motor 2.0 flex e câmbio de seis marchas. Certamente o Jeep Compass é o SUV médio a ser batido. Em 2020, por exemplo, segundo os dados da Fenabrave, o modelo foi o 9º carro mais vendido entre todos, com seus concorrentes diretos, VW Tiguan e Chevrolet Equinox, nas 44ª e 49ª posições, respectivamente.
O modelo, no entanto, vai na contramão dos seus concorrentes, que usam motores turbo. O jeep Compass Sport, a versão que testamos, utiliza o propulsor 2.0 litros Tigershark Flex. O conjunto que vem da FCA foi modificado para se tornar bicombustível, capaz de entregar potência máxima de até 166 cv e 20,5 kgfm de torque, com uso de etanol.
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Na sua construção, o Tigershark tem bloco e cabeçote de alumínio, com itens novos e mais tecnológicos projetados para reduzir atrito e, consequentemente, tornando o motor mais silencioso.
São quatro cilindros e 16 válvulas, com duplo comando de válvulas no cabeçote e duplo variador de fase. Na prática, isso significa mais rendimento em baixas rotações, sendo que 86% de torque é alcançado a partir dos 2.000 giros.
Para acompanhar, a transmissão automática da Aisin de 6 velocidades. Com agilidade, principalmente em trecho rodoviário, o Jeep Compass registra a aceleração de 0 a 100 km/h feita em 10,6 segundos (com etanol) e velocidade máxima de 192 km/h, de acordo com os dados da engenharia da marca.
Na parte de dirigibilidade, o modelo adota a suave direção do tipo elétrica progressiva (EPS), com recursos como o torque de esterço ativo (DST). A suspensão independente nas quatro rodas (McPherson da dianteira e na traseira) tem ótima calibração, para qualquer terreno, lembrando que nossa versão era 4×2. Os amortecedores são de frequência sensitiva (FSD), adaptando-se a condições de rodagem.
Internamente, o SUV médio oferece design sofisticado, tecnologia e requinte, sem perder o espírito Jeep. Volante multifuncional com aletas para trocas de marchas, oferecendo trocas mais rápidas e mais performance mesmo em marchas mais baixas.
O quadro de instrumentos de 7” e sistema multimídia Uconnect oferece utilização com Apple Car Play e Android Auto. Na parte de segurança, conta com equipamentos de série como assistente de partida em rampa (HSA), controle de estabilidade (ESC) que engloba os sistemas eletrônicos anticapotamento (ERM), de oscilação de reboque (TSC) e os recursos ligados à frenagem.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.