Jeep Renegade Night Eagle: visual elegante e mudanças técnicas

Jeep Renegade Night Eagle: visual elegante e mudanças técnicas

Tech Drive: Avaliação do Jeep Renegade Night Eagle: visual elegante e mudanças técnicas. A linha 2025 do Jeep Renegade ganhou novas versões e atualizações técnicas que merecem atenção de profissionais da mecânica. Andamos na versão Longitude Night, que retorna à gama com muitas mudanças técnicas e aquele visual mais marcante e icônico.

Jeep Renegade Night Eagle: visual elegante e mudanças técnicas

Mantendo o motor T270 1.3 turbo flex, já consolidado na linha, o modelo entrega 185 cv e 27,5 kgfm de torque, operando com câmbio automático de seis marchas. Esse conjunto, comum em outros modelos da Stellantis, como o Compass e o Fiat Fastback, se destaca por entregar bom desempenho com consumo moderado, especialmente no ciclo urbano com etanol.

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Do ponto de vista da manutenção, é importante ressaltar que o T270 utiliza corrente de comando, o que reduz a necessidade de trocas frequentes, além de facilitar a previsibilidade dos serviços de rotina. Além disso, utiliza sistema de injeção indireta de combustível, turbo de baixa inércia com intercooler e sistema de arrefecimento com gerenciamento eletrônico de válvula termostática.

A plataforma do Renegade mantém a suspensão independente nas quatro rodas, com McPherson na dianteira e traseira. Essa configuração é um diferencial técnico no segmento de SUVs compactos, já que muitos concorrentes utilizam eixo de torção na traseira.

Isso representa mais complexidade na hora de realizar manutenções e substituições de componentes, principalmente no sistema traseiro. Por outro lado, o ganho em estabilidade e conforto justifica a escolha do conjunto para um SUV com proposta mais robusta.

A versão Night Eagle ainda traz sistema de freios com discos nas quatro rodas e controle eletrônico de estabilidade, além de seis airbags, já presentes desde a configuração de entrada. Os sensores de chuva e crepuscular, bem como o sistema de monitoramento de ponto cego, fazem parte do pacote de assistência ao condutor.

Jeep Renegade Night Eagle: visual elegante e mudanças técnicas

Esses itens, embora aumentem a segurança, exigem atenção especial de profissionais da reparação automotiva, pois podem interferir em procedimentos comuns como substituição de para-brisas ou manutenção em retrovisores externos. O sensor de ponto cego, por exemplo, pode gerar falhas se houver desalinhamento na carroceria após colisões, o que demanda uso de scanners automotivos compatíveis para calibração.

Mesmo sem tração integral, a versão Night Eagle oferece o sistema Jeep Traction Control+, que simula bloqueio de diferencial através do ABS. Funciona com sensores nas rodas e reduz a rotação da que está patinando, transferindo o torque à que mantém aderência.

Visualmente, a versão Night Eagle aposta no acabamento escurecido de rodas, logos e grades. Esses detalhes, apesar de estéticos, podem indicar a necessidade de cuidados específicos durante reparos na pintura e polimento.

No interior, o modelo traz o sistema Keyless Enter ‘n Go, retrovisor eletrocrômico e volante revestido em couro, o que eleva o padrão de acabamento, mas também exige atenção na hora de desmontagens para manutenção elétrica ou intervenções no painel.

Outro destaque do modelo está na eletrônica embarcada. Mesmo sem a plataforma Adventure Intelligence presente em versões superiores, o Night Eagle conta com sensores de estacionamento traseiros e integração com central multimídia, com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

Esses componentes exigem atenção especial de reparadores ao manusear os chicotes elétricos, principalmente durante diagnósticos ou instalação de acessórios. Em oficinas especializadas, a atualização de software e calibração de sistemas embarcados são demandas cada vez mais comuns entre donos de SUVs com esse nível de tecnologia.

O Jeep Renegade Night Eagle 2025 mantém a tradição da marca ao oferecer um modelo com traços técnicos diferenciados. Embora não seja a versão topo de linha, entrega uma configuração que exige conhecimento técnico mais apurado, tanto pela eletrônica envolvida quanto pela complexidade da suspensão e do motor.

Para profissionais da reparação automotiva, é um SUV que requer atenção aos detalhes e atualização constante das práticas de diagnóstico, especialmente para garantir a correta operação dos sistemas de assistência à condução e eficiência mecânica.

Especificação Detalhes
Motor T270 1.3 Turbo Flex, 4 cilindros em linha
Cilindrada 1.332 cm³
Potência 185 cv (etanol) / 180 cv (gasolina) a 5.750 rpm
Torque 27,5 kgfm (etanol/gasolina) a 1.750 rpm
Transmissão Automática de 6 marchas
Tração Dianteira (4×2)
Direção Elétrica progressiva
Suspensão dianteira Independente McPherson com barra estabilizadora
Suspensão traseira Independente McPherson com barra estabilizadora
Freios Discos ventilados (dianteiros) / Discos sólidos (traseiros), com ABS e EBD
Rodas Liga leve 18″ com acabamento escurecido
Pneus 225/55 R18
Comprimento 4.268 mm
Largura 1.805 mm
Altura 1.692 mm
Entre-eixos 2.570 mm
Altura do solo 212 mm (aproximadamente)
Porta-malas 320 litros
Tanque de combustível 60 litros
Peso em ordem de marcha Aproximadamente 1.505 kg
0 a 100 km/h 8,8 segundos
Velocidade máxima 206 km/h (etanol)
Consumo (etanol) 7,7 km/l (cidade) / 9,1 km/l (estrada)
Consumo (gasolina) 11 km/l (cidade) / 12,8 km/l (estrada)
Airbags 6 (frontais, laterais e de cortina)
Multimídia Central de 8,4” com espelhamento sem fio (Apple CarPlay/Android Auto)
Recursos de conforto e segurança Keyless, sensor de chuva, sensor crepuscular, monitor de ponto cego, retrovisor eletrocrômico
Preço sugerido R$ 170.990*

 

 

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