
Com a participação de cerca de 70 concessionários, a Kia Motors comemora 25 anos de atuação no mercado brasileiro. A festa de comemoração de um quarto de século da marca no Brasil acontece em Montevidéu, com uma visita dos concessionários a linha de montagem do caminhão leve Bongo na capital uruguaia, além de participar de convenção da Rede Autorizada que visa projetar o futuro próximo da marca, sem os 30 pontos percentuais no IPI em seu portifólio de produtos a partir de 1º de janeiro de 2018.
De acordo com a marca, a data comemorativa de 25 anos da Kia Motors do Brasil é muito especial ao Grupo Gandini, representante oficial da Kia, por ser a maior importadora sem fábrica no País e de atuação contínua – as demais importadoras tornaram-se subsidiárias ou foram representadas por grupos empresariais brasileiros diferentes.
“É muito importante e muito especial comemorarmos os 25 anos ininterruptos de atividades da Kia Motors do Brasil”, argumenta José Luiz Gandini, “mas é muito mais importante vislumbrar o futuro próximo, ou seja, a partir de 1º de janeiro de 2018, data em que teremos a paridade tributária com os carros aqui fabricados. Sem os 30 pontos percentuais, não tenho dúvidas de que a marca Kia volta a ter força, o suficiente para recuperar a Rede Autorizada de Concessionárias, duramente castigada nos últimos cinco anos, e também de atender aos consumidores brasileiros, que querem ter opção de escolha, para melhor. Os mercados fechados só prejudicam os consumidores”.
“No entanto”, alerta Gandini, “não será fácil retornar aos patamares de vendas adquiridos em 2011, já que o mercado interno era o 4º do mundo e hoje é o 9º, o dólar saiu da casa de R$ 1,60 para R$ 3,30 e os autoveículos importados continuam pagando o teto máximo em imposto de importação, de 35%, permitido pela OMC”.