Audi S3 Sedan chega ao Brasil

A versão esportiva Audi S3 Sedan acaba de chegar ao Brasil, e tem sido a novidade das concessionárias da marca, desde o dia 20 de agosto. Com valor a partir de R$ 207.980,00, o novo sedã tem motor 2.0 Turbo FSI com 280 cv, câmbio S tronic de dupla embreagem e tração integral permanente quattro, o Audi S3 Sedan alcança os 100 km/h em apenas 4,9 segundos e atinge velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h.

Audi-S3-Sedan-dinâmica-frente

Muito deste desempenho se deve ao motor 2.0 Turbo FSI, que tem como particularidade o duplo sistema de injeção, direta e indireta, que é uma tecnologia desenvolvida pioneiramente pela Audi. Sob solicitação parcial, a injeção indireta melhora a queima do combustível e reduz o consumo e as emissões de partículas. Já a eficiente injeção de combustível direta FSI entra em ação na partida e em situações de alta solicitação do motor.

Vários quilos mais leve que sua geração anterior, o 2.0 Turbo FSI conta também com sistema Audi Valvelift, que varia a elevação das válvulas para otimizar a quantidade de combustível na câmara de combustão; coletor de exaustão integrado ao cabeçote; dois eixos de comando de válvulas ajustáveis; gerenciamento térmico inovador com válvula rotativa; bomba de óleo regulável; atrito interno reduzido e cárter com paredes estreitas.

Audi-S3-Sedan-dinâmica-traseira

Com todas estas características, a Audi conseguiu uma economia de aproximadamente meio litro para cada 100 quilômetros rodados, com melhora no desempenho, e sem prejudicar o conforto, já que dois eixos de balanceamento garantem a suavidade de seu deslocamento.

Pistões de alumínio especial e bielas de alta resistência com novas bronzinas transmitem as forças para o virabrequim. O turbocompressor aperfeiçoado aumenta ainda mais o desempenho. Ele gera até 1,2 atmosferas de pressão e pode suportar temperaturas de escapamento de até 1.000º C. O intercooler reduz drasticamente a temperatura do ar comprimido, aumentando a massa de ar disponível para a combustão e a válvula de descarga dos excessos de pressão (wastegate) é rápida e precisa.

Outra característica do 2.0 Turbo FSI é sua sonoridade, que intensifica a experiência ao volante do carro. Quando o S3 Sedan é conduzido de forma esportiva, o motor responde com maior agilidade ao comando do acelerador, promovendo automaticamente breves aceleradas durante as trocas de marchas, que permitem criar um efeito sonoro diferenciado e esportivo. Além disso, os flaps, que controlam o som no sistema de escapamento, abrem em alta rotação e amplificam o nível de ruído no interior do veículo, passando a sensação de esportividade.

 

Trocas instantâneas: o câmbio S tronic de seis marchas

O novo Audi S3 Sedan traz de série o sistema Audi Drive Select, que controla o funcionamento do acelerador, da direção assistida e do câmbio S tronic.  Ao toque de um botão, o motorista pode optar entre os modos comfort, auto, dynamic, efficiency e individual. O modo individual permite ao motorista especificar seu próprio perfil, com suas regulagens preferidas.

O esportivo ainda é equipado com o câmbio automático S tronic de dupla embreagem. Para garantir o máximo desempenho nas arrancadas, as marchas mais baixas são pouco distanciadas. Ao mesmo tempo, as relações das marchas mais altas reduzem a rotação do motor e, consequentemente, o consumo de combustível. O motorista pode utilizar o câmbio S Tronic, realizando trocas suaves e quase imperceptíveis, no sistema automático ou mecânico, por meio dos shift paddles junto ao volante.

Já o sistema Launch Control permite arrancadas radicais, transmitindo a força do motor para a pista com o máximo de intensidade. Outro diferencial do novo Audi S3 é a utilização do modo “efficiency” do Audi Drive Select nas desacelerações. Ele desacopla as duas embreagens, deixando o carro rolar livremente quando o motorista tira o pé do acelerador. Como em todos os demais veículos da linha, o S3 Sedan conta também com o sistema de recuperação KERS, que transforma a energia cinética em elétrica ao tirar o pé do acelerador, aumentando ainda mais o rendimento do combustível.

O sistema quattro de tração integral permanente do Audi S3 Sedan tem como centro do sistema uma embreagem multidiscos controlada eletronicamente, que distribui a força disponível, enviando a maior parte para as rodas dianteiras, caso elas percam tração. Porém, o torque é redirecionado sem interrupção para as rodas de trás.

 

Estrutura avançada

O Audi S3 Sedan responde ao comando do volante precisa e espontaneamente, fazendo qualquer tipo de curva em alta velocidade com pouca movimentação da carroceria. Um fator chave para isso é a distribuição do peso, com 59 por cento na dianteira e 41 por cento sobre as rodas traseiras. A inclinação do motor em 12 graus na direção da traseira e o eixo dianteiro situado bem à frente contribuem nesse sentido. Essas duas soluções fazem parte da Matriz Modular Transversal, arquitetura adotada pela Audi.

A suspensão esportiva torna o S3 Sedan 25 milímetros mais baixo que o A3 Sedan. A direção progressiva de série deixa a condução ainda mais esportiva. A cremalheira da direção eletromecânica foi projetada de forma que a relação de redução torne-se gradualmente mais direta nas curvas. O resultado é menor esforço ao esterçar em manobras de estacionamento e no tráfego urbano. Já na condução esportiva, a direção é extremamente precisa – a assistência varia conforme a velocidade, assegurando um bom desempenho em todas as situações de condução.

O novo Audi S3 Sedan vem de série com rodas de 18 polegadas de diâmetro e 8 polegadas de largura, com cinco raios duplos no design.  A tecnologia de conformação por fluxo permite que elas sejam extremamente leves. O aro é moldado sob alta pressão e alta temperatura, processo que fortalece o material, permitindo usar paredes mais finas. Pneus 225/40 R18 são standard.

Os discos de freios dianteiros têm 340 milímetros de diâmetro. As pinças trazem o logotipo S3. A última geração do sistema de controle de estabilidade ESC intervém, quando necessário, de forma esportiva e sensível.

O dinamismo do Audi S3 Sedan também é fruto de sua construção leve. Aços de ultra e alta resistência são usados em várias áreas da célula de passageiros e o capô do motor é feito de alumínio.

 

Design diferenciado

O Audi S3 Sedan tem design atlético e uma forte identidade visual. O capô liso, as linhas precisamente desenhadas, a firmeza das superfícies curvas e o arco do teto achatado alongam visualmente a carroceria. O modelo topo de linha tem 4.469 milímetros de comprimento, 1.796 mm de largura e 1.392 mm de altura.  A grande distância entre os eixos – 2.631 mm – permitiu criar um espaçoso interior.

Detalhes visuais exclusivos reforçam o caráter de alto desempenho do Audi S3 Sedan. A grade Singleframe, identificadora dos modelos S, tem acabamento em alumínio e duas barras horizontais. Uma moldura cromada cerca a grade e os insertos têm acabamento em cinza platinum fosco. Barras duplas com aparência de alumínio e grades tipo colmeia cobrem as entradas de ar no para-choque, incrustadas entre bordas fortemente salientes.

Os espelhos externos com carenagens em alumínio e as faixas das saias atraem o olhar nas laterais do sedã de quatro portas.  O para-choque traseiro foi inteiramente recriado e um sutil defletor cria um detalhe estático no alto da tampa do porta-malas.  As lanternas traseiras empregam predominantemente tecnologia LED. O difusor cinza-prateado tem barra dupla com aparência de alumínio e quatro reentrâncias, incorporando também as quatro ponteiras cromadas ovais do sistema de escapamento.

Além disso, é muito fácil diferenciá-lo do A3 Sedan original, por causa dos 8 logos “S3” na grade da frente, na tampa traseira, na soleira das portas dianteiras, no volante, no contagiros do painel e nos assentos dianteiros.

 

Inteiramente negro: o interior

O Audi S3 Sedan apresenta um interior totalmente preto, com insertos de série em alumínio escovado fosco e controles com acabamento em alumínio brilhante. O compartimento de bagagem comporta 390 litros. Os mostradores dos instrumentos têm acabamento especial “S” em cinza escuro metálico. Os números e ponteiros são brancos. O contagiros apresenta um logotipo S3 tridimensional, juntamente com o mostrador de pressão do turbo.  O sistema colorido de informações ao condutor, com cronômetro incluído, é equipamento de série. O monitor retrátil motorizado se eleva para mostrar a tela especial do S3.

Também é equipamento de série do Audi S3 Sedan o volante esportivo com forração em couro e o distintivo S3. Outros itens específicos dos modelos S são os pedais e apoio de pé em aço inoxidável escovado. As soleiras das portas de alumínio com logotipo S3 redondo complementam o pacote.

Os assentos esportivos dianteiros proporcionam melhor apoio e segurança nas curvas.  As almofadas dos assentos podem ser esticadas e logos S3 são incrustados nos encostos. As laterais são cobertas de couro Napa Fina.

A relação de equipamentos de série do S3 Sedan inclui também o teto solar panorâmico elétrico, alarme antifurto, ar-condicionado automático de duas zonas, faróis xenon plus e o pacote de acabamento dos compartimentos de bagagem e porta-objetos.  Outro item importante é o sistema MMI navigation plus com tela MMI touch. O sistema Bang & Olufsen garante a máxima qualidade de reprodução sonora, contando com 13 auto-falantes e 1 subwoofer que são alimentados por uma unidade de comando (amplificador) de 15 canais, produzindo uma potência total de 705 watts.

Read Previous

Dodge Charger SRT Hellcat é destaque com seus 717 cv

Read Next

Novo Nissan Sentra Flex: sem o tanquinho de gasolina

Posts Relacionados