A linha 2106 da Mercedes-Benz está bastante eclética e traz ótimas opções para o segmento de VUCs, entre elas, o grande lançamento da marca para esse ano: o Vito, que estreia no nosso mercado como um novo conceito para o segmento de comerciais leves.
É claro que a robusta família da Mercedes-Benz vem com novidades em toda a sua estrutura, ao todo são sete modelos de caminhões, entre os pesados Actros e Axor, e os semi-leves e leves, Atego e Acelo, sem falar da Sprinter. Além de três versões do novíssimo Vito, que promete revolucionar o mercado de entregas nos centros urbanos, por conta do seu tamanho e versatilidade.
A Mercedes-Benz sempre investiu no segmento de comerciais leves, haja vista a ampla gama que oferece da Van Sprinter, para todos os gostos e tamanhos. O Vito, então, chega para completar essa oferta, com preços que vão de R$ 104.990,00 para os modelos com carroceria furgão a R$ 129.990,00 na versão mais luxuosa, que é proposto para transporte de passageiros.
O desenho do modelo traz a modernidade e o DNA da marca estampado na dianteira, que ganha destaque na ampla grande frontal. Com visual quadrado e medindo 5,14 m de comprimento, 3,20 m de entre-eixos e 1,91 m de altura, é ágil para rodar e também para estacionar. Todas os três modelos são equipados com câmbio de seis marchas manual.
O Vito 111 CDi é a única versão do tipo furgão, disponibilizando 1.225 kg de carga e 6 cm3 de volume. É impulsionado pelo motor diesel de 1.6 litros, que desenvolve 114 cv de potência e 27,5 kgfm de torque máximo.
Com ar-condicionado o modelo fica um pouco mais caro, R$ 109.990,0, mas traz ainda como equipamento de série o rádio com bluetooth e entrada USB, controles de tração e estabilidade, direção elétrica e um sistema de ABS com distribuição eletrônica de frenagem de última geração.
As duas outras versões foram desenvolvidas para o transportes de passageiros: a Vito Tourer 119 Comfort (8+1) e a Vito Tourer 119 Luxo (7+1), a mais completa e luxuosa da gama, com volante multifuncional, painel de instrumentos mais completo, etc. Ambas as versões são equipadas com motor 2.0 turbo flex, de 184 cv, o mesmo da Mercedes-Benz GLA.
Caminhões
Toda a linha do extra-pesado Actros ganhou um novo design e mais itens de tecnologia, priorizando desempenho, conforto e segurança. O motor agora passa a ser o OM 460 LA de 510 cv de 13 litros para o mais novo membro da família, o Actros 2651 6×4, Já os modelos Actros 2646 6×4 e Actros 2546 6×2 contam com o motor na versão 13 litros, com 460 cv.
A linha 2016 traz ainda os semipesados Atego 3030 e 3026 8×2, já na configuração 8×2 com 4 eixos; o Atego 2730 6×4 para construção civil e operações fora de estrada e o novo médio Accelo 1316 6×2, com terceiro eixo de fábrica, veículo para 13 toneladas de PBT.
Editado por Carol Vilanova
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.