A nova linha Ford Cargo 2017 de caminhões já está disponível e tem como destaque as versões Torqshift equipadas com transmissão automatizada de 10 ou 16 marchas, que permite trocas automáticas ou manuais. Ao todo são 34 versões, divididas em seis modelos, com capacidade de 16 a 45 toneladas: Cargo 1723 Torqshift, Cargo 1723 Kolector Torqshift, Cargo 1729R Torqshift, Cargo 2429 Torqshift, Cargo 1729T Torqshift e Cargo 1933T Torqshift, estes dois últimos cavalos-mecânicos.
A nova transmissão, desenvolvida pela engenharia da Ford no Brasil juntamente com a Eaton, que fornece o produto, facilita o dia a dia do trânsito e nas rodovias com a funcionalidade de um câmbio manual para situações específicas.
Conta com recursos avançados como trocas manuais, os modos Economia e Performance, função “Low”, piloto automático inteligente, assistente de partida em rampa e indicador de marcha no painel para oferecer conforto e economia com excelente custo-benefício.
A linha
O Cargo 2429 Torqshift é um dos destaques da linha. Tem transmissão de 10 marchas, tração 6×2, peso bruto total de 23 toneladas e capacidade máxima de tração de 38.000 kg. Chega ao mercado com o preço de referência mais competitivo da categoria, de R$220.000 na versão cabine simples e de R$228.000 na versão leito.
O Cargo 1723 Torqshift é um modelo médio com peso bruto total de 16.000 kg, motor de 230 cv e transmissão de 10 marchas. A versão Cargo 1723 Kolector Torqshift vem pronta para implementação como coletor/compactador, com transmissão reforçada de 10 marchas.
O médio Cargo 1729R Torqshift, com peso bruto total de 16.000 kg, tem motor de 290 cv e transmissão de 10 marchas, com as opções de cabine simples e leito. O Cargo 1729T Torqshift, com capacidade máxima de tração de 38.000 kg, é um cavalo-mecânico com cabine leito e transmissão de 10 velocidades. O Cargo 1933T Torqshift, cavalo-mecânico com capacidade máxima de tração de 45.150 kg, tem como diferenciais a suspensão a ar e transmissão de 16 marchas.
Editado por Carol Vilanova
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.