Manutenção do câmbio automático evita desgastes no sistema  

Manutenção do câmbio automático evita desgastes no sistema  

De acordo com especialistas da Valvoline, a manutenção do câmbio automático evita desgastes no sistema. Cada vez mais utilizado, a transmissão automática já faz parte de metade dos veículos produzidos no Brasil, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

De acordo com a engenharia da marca, situações diferentes, como ladeiras, subida, reboque e trafegar na lama e área alagada, exigem o acionamento da alavanca na posição correta do câmbio automático para evitar desgaste dos componentes do sistema.

Para manter o sistema do câmbio automático em boas condições, a Valvoline, que possui linha completa de fluidos para transmissão automática, destaca algumas dicas importantes sobre como utilizar as posições das alavancas em diferentes situações.

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Todo câmbio automático possui, no mínimo, quatro posições básicas: P, R, N e D. A letra P, de Parking, deve ser engatada quando o veículo estiver estacionado antes de ser desligado e com o freio de estacionamento acionado. Esta posição despressuriza o sistema e provoca o travamento das rodas. A letra R é a posição da marcha ré e a letra D (Drive) é para dirigir o veículo.

Já a letra N significa Neutro e exerce o papel do ponto morto, devendo ser usada antes de estacionar como é feito com o câmbio mecânico ao deixá-lo no ponto morto nessa situação. “Assim, o motorista evita forçar os dentes das engrenagens da transmissão, pois, ao mudar diretamente para o P (Parking), o câmbio sofre um tranco, assim como acontece ao puxar o freio de mão com o carro engatado. A posição N tem exatamente a mesma função do ponto morto para baixar a aceleração do motor e deve ser usada em qualquer lugar antes de parar o veículo, principalmente em ladeiras”, afirma Layla Silva Rosa, especialista em produtos da Valvoline. Na hora de sair com o carro estacionado, basta apenas colocar no D.

Layla lembra também que a letra N também deve ser acionada quando houver necessidade de rebocar o carro para colocá-lo na plataforma do guincho e para movimentar o veículo sem ligá-lo em situações emergenciais por um pequeno trajeto que pode ultrapassar de 3 km a 4 km no máximo. Durante o transporte, a alavanca precisar estar no P.

Algumas transmissões trazem outras letras, como L, de Low, indicada para subidas acentuadas e descidas de serras como freio motor, funciona para reduzir a velocidade do carro. Pode ser usada também para trafegar em locais com lama e alagados. Alguns câmbios possuem as posições como 2 e 3 que são justamente para reduzir a aceleração também em descida de serra e em declives acentuados. Jamais deve ser usada a posição N pensando em redução de consumo em descidas, além de não economizar combustível é arriscado, pois o veículo fica se movimentando como se estivesse em ponto morto.

Como há vários tipos de câmbios automáticos, além de automatizados e CVT, é muito importante consultar o manual do fabricante do veículo para tirar dúvidas sobre as funções do câmbio, bem como a sua manutenção e o intervalo de troca do fluido lubrificante que varia muito de acordo com a marca e modelo do veículo.

As revisões periódicas são a melhor forma de manter o sistema de transmissão em boas condições para verificar o nível do fluido lubrificante e se há vazamento no sistema.

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