Injeção e troca da sonda lambda do Nissan March

Injeção e troca da sonda lambda do Nissan March

Injeção e troca da sonda lambda do Nissan March. Funcionamento e manutenção do sistema de injeção bicombustível do compacto japonês, que tem mais de 70 mil km e já trocou alguns componentes do sistema

Texto e Fotos: Carol Vilanova

O sistema de injeção eletrônica nasceu para modernizar o desempenho do motor de um veículo, reduzindo a emissão de poluentes e o consumo de combustível, por consequência. Se por acaso, esses fatores não estão sendo alcançados, pode ter certeza de que existe algum problema a se descobrir.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Entre no nosso podcast

Para que a injeção eletrônica cumpra com sua missão, é necessário que seja feita a injeção da combinação exata de ar/combustível em todas as faixas de rotação. Na maioria dos casos de ineficiência do sistema de injeção eletrônica, o motor fica falhando e tem pouco rendimento, além disso, a marcha lenta fica irregular, a potência do veículo diminui e pode haver um aumento das emissões de poluentes.

Injeção e troca da sonda lambda do Nissan March

Vital para o bom funcionamento do motor, a injeção tem a responsabilidade de enviar o combustível em quantidade exata para o motor, o que é conseguido por conta de uma central eletrônica que analisa as condições deste motor, ajustando a mistura de ar e combustível que seja injetada para melhor eficiência.

Além da central eletrônica, ou módulo, o sistema conta com sensores e atuadores para funcionar. Os sensores identificam a condição do veículo, enquanto os atuadores fazem as correções necessárias.

Injeção direta do Passat

Os principais sensores são:

1) Sensor de pressão

2) Sensor de temperatura

3) Sonda lambda

4) Sensor do corpo de borboleta

5) Sensor de rotação

 

Os principais atuadores são:

1) Injetores de combustível

2) Bomba de combustível]

3) Bobinas

4) Motor de passo

5) Ventoinha de arrefecimento

 

 

Injeção e troca da sonda lambda do Nissan March

Numa eventual avaria de qualquer um dos sensores, a memória do módulo da injeção registra e armazena essa falha. Enquanto isso, passa a utilizar um valor padrão para que o sistema continue funcionando, porém com aumento do consumo de combustível. Nesses casos, uma luz de advertência acende no painel do veículo.

Injeção e troca da sonda lambda do Nissan March: Possíveis falhas

“Quando a luz de anomalia acende do painel, o veículo deve ser examinado por um mecânico. Fisicamente, o motor apresenta falhas na hora de acelerar, perda de potência e alto consumo de combustível”, esclarece Beroaldo Melo, coordenador técnico da Escola do Mecânico, em Santos/SP.

Injeção e troca da sonda lambda do Nissan March

Neste caso, a primeira coisa a fazer é investigar, conversar com o cliente quando começou e o que está acontecendo para ter um diagnóstico preciso, segundo o técnico. Às vezes é difícil identificar o problema, pois o motor continua funcionando, mas é importante parar o carro para inspeção sempre que a luz acende ou pois quando não funciona corretamente, pode danificar outros componentes, como velas, catalisador, etc.

Oriente seu cliente em relação a isso, já que motivos simples podem causar danos, como uma gasolina adulterada, por exemplo, até mesmo problemas no catalisador ou por conta de falhas na leitura da sonda lambda.

É imprescindível fazer a manutenção das velas e cabos, além da limpeza dos bicos injetores, quando é recomendado no manual do proprietário do veículo. Tudo isso vai reduzir chances de problemas mais graves e consequentemente, mais dor de cabeça ao seu cliente.

Injeção e troca da sonda lambda do Nissan March: O que fazer?

Fizemos a varredura do sistema de injeção eletrônica do Nissan March 2012/2013, equipado com motor 1.6 l bicombustível e 71 mil km rodados. Este engenho tem quatro cilindros e comando duplo de válvulas, ou seja, 16 válvulas de admissão e escape. Com 1.598 cm³, o March desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm e tem torque máximo de 15,1 kgfm @ 4.000 rpm, também com qualquer um dos combustíveis.

1) Passar o escaner para fazer o diagnóstico correto. Para encaixar o OBD, tire a tampa debaixo do painel do veículo.

Injeção e troca da sonda lambda do Nissan March

2) Coloque os dados do carro, e o escaner vai fazer a varredura e mostrar os códigos de falhas existentes.

Injeção e troca da sonda lambda do Nissan March

3) Neste caso tivemos um alerta de circuito/ sensor do nível de combustível. O que não é necessariamente um problema. Ser continuar, a peça deve ser trocada.

Injeção e troca da sonda lambda do Nissan March

4) Faz a leitura de todos os sistemas e apague os códigos de falhas, se for uma anomalia persistente, aí a peça deve ser trocada ou o sistema consertado.

5) Em seguida, encontramos uma anomalia na sonda lambda pós catalisador, portanto, vamos remover a peça para fazer os testes de multímetro.

6) Remova o conector e as abraçadeiras dos fios.

7) Com uma chave 22 mm, desenrosque a sonda para remover a peça.

8) Na bancada, faça os testes com o multímetro, para ver as condições da peça. Seguir os parâmetros de tensão e resistência.

9) Depois coloque a peça nova de volta e passe o escaner novamente para verificar se foi resolvida a avaria. Apague os códigos de falha.

Ficha técnica do motor

Código do motor:            HR16DE

Instalação:          Dianteiro

Posição:               Transversal

Aspiração:          Natural

Combustível:     Gasolina / Etanol

Alimentação:     Injeção multiponto

Cilindrada:          1.598 cc

Cilindros:             4, em linha

Comando de válvulas:    No cabeçote, corrente

Válvulas por cilindro:      4

Potência:            111 cv @ 5.600 rpm

Torque: 15,1 kgfm @ 4.000 rpm

Taxa de compressão:     10,7:1

https://www.oficinanews.com.br/mecanica-leve/sistema-de-injecao-direta-do-passat/

Read Previous

Trânsito intenso prejudicam componentes da suspensão

Read Next

Especialista destaca tecnologias automotivas para oficinas mecânicas