Troca do catalisador do VW Gol

Troca do catalisador do VW Gol

Troca do catalisador do VW Gol. Em parceria com a Umicore, fizemos a substituição do catalisador do modelo popular da Volkswagen

Texto: Carol Vilanova

Fotos: Edinho Paiva

Nos dias de hoje, quando as questões de preservação do meio ambiente andam mais afloradas do que nunca, os veículos são os grandes vilões dessa luta em prol da ecologia e de um mundo melhor. Por essa razão, o catalisador se tornou um item obrigatório como parte integrante do sistema de exaustão de carros, ônibus e caminhões. É o componente que, quando funcionando em perfeitas condições, ou seja, reduzindo a emissão dos gases nocivos, mantem em ordem a saúde do veículo e também da população.

Troca do catalisador do VW Gol

Segundo a empresa, o catalisador é formado por um núcleo cerâmico composto de metais preciosos, como o Ródio, Platina e Paládio, que quando combinados com outros produtos químicos transforma os gases tóxicos do motor – monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos – através de reações químicas, em substâncias não poluentes, como vapor d’água, gás carbônico e nitrogênio. Posteriormente, o catalisador recebe uma cápsula de aço inox com os flanges para permitir a montagem no veículo. Esta etapa do processo de fabricação é realizada por um fabricante de escapamentos.

Umicore-reacoes_catalisador

O componente está localizado no sistema de escapamento, após o coletor de gases de escape e próximo ao motor, e foi desenvolvido para trabalhar em conjunto com o sistema de alimentação, sendo capaz de converter cerca de 98% dos gases poluentes. Fizemos, com a ajuda da Umicore, fabricante do produto, uma matéria que traz a troca do catalisador do Volkswagen Gol, com o passo a passo do procedimento e dicas de diagnóstico.

b01

Quando trocar o catalisador?

O componente original tem durabilidade mínima de 80 mil km ou 5 anos (o que ocorrer primeiro), já um catalisador para reposição tem vida útil de 40 mil km. Além disso, existem alguns sintomas que devem ser verificados como provocados por um produto já danificado. São eles:

– Perda de potência do motor
– Luz da injeção acesa no painel (veículos com diagnóstico a bordo – OBD)
– Aumento de consumo de combustível
– Sinais de batida no escapamento
– Barulhos no escapamento
– Emissão de gases elevada

Para um catalisador funcionar perfeitamente depende da manutenção preventiva de outros componentes ligados ao motor, como velas e cabos de velas, bobina de Ignição (carga elétrica), bicos injetores, sensores de temperatura do motor e de oxigênio, filtro de ar e ausência de vazamento no sistema de escapamento anterior ao catalisador. A Umicore alerta ainda para manter a parte elétrica revisada, não usar aditivos no combustível ou no lubrificante que não sejam recomendados pela montadora, não deixar que entre água pelo escapamento, não pegar no tranco e não instalar acessórios que alterem o sistema elétrico do veículo (ex: alarme corta corrente).

Troca do catalisador do VW Gol

Colocando a mão na massa

Fizemos a troca do catalisador do VW Gol, ano de fabricação 2001 e motor 1.0 litro 16V com 175 mil km rodados. Nosso técnico foi Jurandir Costa dos Santos, mecânico da Bailon Auto Center, localizada na cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo. O catalisador utilizado possui tecnologia Umicore e foi encapsulado pela Mastra escapamentos.

Troca do catalisador do VW Gol

“Vale ressaltar que esse modelo conta com catalisador, mais afastado do motor, no assoalho do veículo. Depois de 2004 o catalisador ficou mais próximo do motor, justamente para que o calor ajude na reação química”, explica Cláudio Furlan, Gerente Comercial da Umicore.

catalisador-1

Antes de começar o procedimento, é importante lembrar o técnico de colocar os óculos e as luvas de proteção. É obrigatório que a peça nova utilizada seja certificada pelo Inmetro. O aplicador deve estar atento ainda às especificações da peça e à motorização do veículo.

catalisador-7

1- Retire os parafusos de fixação da parte da frente do catalisador, são três parafusos de cada lado da fixação. Utilize duas chaves de 13 mm para fazer o trabalho.

catalisador-3

2- Separe a gaxeta para reutilizá-la.

catalisador-8

3- Em seguida, remova os parafusos da parte de trás e retire o catalisador.

catalisador-9

Obs. Para nossa surpresa, o carro do cliente já estava sem catalisador, o que pode trazer muitos problemas, como excesso de ruídos e alteração no funcionamento do motor.

catalisador-10

Obs.: O catalisador usado pode ser reciclado. O auto centro deve dar destinação correta ao catalisador exaurido.

Instalação

1- Na hora de instalar o catalisador novo, é feita uma limpeza no assentamento da junta.

catalisador-13

2- Coloque a junta metálica que veio com o novo escapamento e encaixe a peça.

catalisador-16

3- Em seguida, encaixe a gaxeta do lado da frente do catalisador, coloque os parafusos e feche a peça.

catalisador-17

Obs.: Não é necessário dar torque com torquímetro, apenas aperte até fixar a peça.

Quando se troca a parte do escapamento que tem o catalisador é importante funcionar o motor acompanhando com o scanner, para verificar se não há irregularidades na injeção eletrônica que venha a prejudicar o catalisador mais uma vez.

catalisador-22

Dica

A Umicore alerta para os riscos do uso de catalisadores falsos. Além de ser uma infração de trânsito passível de multa, prejudica seriamente a qualidade do ar e a saúde da população. Muitas vezes, também ocorre a retirada da peça, afetando o funcionamento do sistema de injeção e o consumo de combustível. A empresa aconselha somente o uso de peças homologadas pelo INMETRO identificadas com o logotipo da instituição.

Catalisadores-Originais-e-Falsos

Read Previous

Vídeo mostra como fazer corretamente o alinhamento de direção

Read Next

Prevenção nas oficinas- Revista Oficina News