E aí, está na hora de trocar os pneus?

Texto: Carolina Vilanova

Fotos: divulgação

É muito difícil determinar a durabilidade de um pneu, até porque, isso depende de uma série de fatores, como modelo do veículo, maneira de dirigir do condutor, clima da região onde se trafega, condições do solo no qual roda e, é claro, se as manutenções são realizadas como previstas.

oficinanews_michelin_agilis1

Porém, as fabricantes recomenda que os pneus devem ser inspecionados por um mecânico pelo menos uma vez por ano depois de cinco anos de uso. E lembre-se: pneu tem data de validade, que está indicada na lateral do produto. Com mais de 10 anos depois de produzido, é melhor que sejam substituídos, o que se aplica também nos estepes.

É claro ainda que a manutenção adequada com o pneu traduz-se em mais durabilidade. Cuidados com a verificação da pressão, do desgaste da banda de rodagem, realização do alinhamento são fatores que aumentam a vida útil do seu pneu.

Fatores que danificam os pneus

Tempo de uso, idade, desgaste e danos, condições da estrada, lombadas, passar por objetos, clima com muita chuva, produtos químicos, exposição forte ao sol, velocidades altas, frenagens bruscas, solo danificado, ignorar vibrações e barulhos, não verificar a pressão do ar, não fazer alinhamento e rodízio, não fazer balanceamento depois de removidos os pneus, armazenar em lugares impróprios, misturar tipos de pneus, usar pneus em rodas danificadas ou deformadas, usar tamanhos de rodas e aros que não sejam compatíveis, ignorar a capacidade de velocidade e índice de carga especificada para o pneu, usar um estepe diferente

 

Afinal, está na hora de trocar

A recomendação é simples: se o seu pneu apresentar banda de rodagem gasta ou com buracos, talão deformado, parede lateral danificada e se os níveis de desgaste estiverem maiores do que o indicado, é hora de trocar o seu pneu. O TWi é  indicador que mostra em todos os pneus a hora correta da troca.

oficinanews-kd-pneus

Fique atento quando estiver dirigindo e sempre que notar vibrações ou outros distúrbios é melhor reduzir a velocidade e fazer uma parada segura para inspeção dos compostos. Se algum dos pneus estiver apresentando sinais de desgaste, coloque o estepe. Se não conseguir identificar o problema, leve ao seu mecânico de confiança.

E aí, está na hora de trocar os pneus?
E aí, está na hora de trocar os pneus?

Box

Check up de manutenção dos pneus

– Verifique a pressão de ar dos pneus a cada 15 dias,

– Inspecione o desgaste da banda de rodagem

– Verifique se os compostos apresentam desgaste ou danos

– Observe se a banda de rodagem está rasa

– Fique atento se existe algum objeto perfurante

– Veja se as áreas estão danificadas

– Certifique-se de que as tampas de válvulas não estão danificadas

– Verifique a parede lateral em busca de furos ou protuberâncias

 

Chegou a hora de trocar, então vamos lá

É recomendado pelas principais fabricantes que todos os pneus sejam trocados no momento, para garantir mais segurança ao veículo e manter desgaste e tração uniformes nos quatro pneus. É importante pesquisar antes de comprar os compostos, afinal, eles precisam se ajustar às seguintes condições: dimensão ou medida, condições climáticas, estilo de condução. E lembre-se na hora da compra que todos os pneus sem exceção devem ser certificados pelo Inmetro.

oficinanews-pneus-imetro-iqa

Se preferir adquirir apenas dois pneus, coloque-os no mesmo eixo, o traseiro, mas lembre-se que devem ter as mesmas medidas e ser do mesmo tipo que os atuais. Além disso, leve a um profissional para montar, alinhas e fazer o balanceamento nos seus pneus novos.

Lembre-se de rodar muito e em trânsito intenso faz com que a atenção em relação aos pneus sejam ainda maior, principalmente para não perder o freio quando mais precisar. Os pneus são os elos entre o veículo e o solo, portanto, exerce funções importantes de segurança, conforto, aderência e ainda consumo de combustível! Pneu correto economiza combustível, pode acreditar.

Read Previous

Freudenberg-Corteco coloca na reposição retentores para linha Fiat

Read Next

Honda Civic: o carro que não quebra

Posts Relacionados