Manutenção e operação de pneus para veículos urbanos de caga

Manutenção e operação de pneus para VUCs

Manutenção e operação de pneus para veículos urbanos de caga. Naturalmente que existem pneus específicos para veículos urbanos comercias, vans e furgões. São os pneus de carga de aros menores, como o 215/75R17 5, que devem contar com a atenção do transportador na hora da operação e da manutenção.

O primeiro caso a se observar é nunca utilizar sobrecarga. Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus Mercosul, conta que muitos pneus de van chegam com sinais de sobrecarga, caracterizados pela separação de componentes por conta do superaquecimento, e com sinais de impactos por conta dos buracos e pelos choques contra as calçadas. Então, não abuse da carga do seu VUC, siga as instruções do fabricante em relação ao peso.

Outra situação em vans de carga são os roçamentos laterais contra o meio fio, o que novamente devemos atentar à carga e à pressão dos pneus. Evite subir em calçadas se quer preservar o seu composto, e fique com ouvido aberto para batidas constantes ao rodar, que podem indicar a separação de componentes. Nesse caso, faça a substituição.

Os pneus de VUC são geralmente pneus de carga com estrutura metálica, que podem superaquecer por conta dos freios do veículo, que ficam quentes demais com o anda e para das cidades. Portanto, calibre sempre os pneus e fique de olho nas condições dos freios.

Manutenção e operação de pneus para VUCs

Se o seu VUC tem rodado duplo no eixo traseiro, preste atenção ao modelo e à dimensão dos pneus utilizados, pois, segundo o gerente, há limites para as diferenças de diâmetros. Certifique-se de que os pneus sejam montados com a distância correta entre eles. Peça para o mecânico utilizar extensores e montar os bicos dos pneus internos para o lado de fora do veículo para facilitar a calibração no dia a dia.

Inspecione se há pedras presas entre os pneus do rodado duplo, que podem danificar a carcaça. Faça a distribuição correta da carga entre os eixos e atente para o rodízio: veículos que utilizam pneus lisos em todas as posições têm esquemas de rodízio diferentes de veículos que utilizam pneus lisos e trativos.

Manutenção e operação de pneus para VUCs
Manutenção e operação de pneus para VUCs

Por fim, Rafael fala da montagem, já que esses compostos têm talões grandes e resistentes, é necessária correta perfeita lubrificação dos talões e dos aros durante a montagem. Cuidado ao manejar as barras ou a máquina de montagem para não comprometer os talões.

Durante a montagem dos pneus de carga, é mandatória a utilização de gaiolas de segurança e a observação do correto procedimento de montagem para garantir o perfeito assentamento dos talões sem danificá-los.

Read Previous

DAF e PACCAR Parts alertam para manutenção do caminhão em dia

Read Next

FPT industrial oferece atendimento via whatsapp para clientes