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Mecânica Pesada: Mitos e verdades sobre troca de óleo em veículos diesel.
Muito se fala sobre prazo e especificações do óleo lubrificante de motor, um componente vital para o bom funcionamento do veículo. Sua função é proteger o motor por meio da redução de atrito entre as peças, evitando o desgaste delas, além de controlar a temperatura e proteger o motor contra a entrada de gases provenientes da combustão.
No final do dia, utilizar o lubrificante correto seguindo as determinações do fabricante do veículo é essencial e ajuda a diminuir os custos de manutenção e de combustível, garantindo melhor performance e mais produtividade.
Porém, existem vários mitos e verdades que podem confundir motoristas e transportadores, fique esperto! Ah! O ideal é usar o tipo e as especificações corretas de acordo com as instruções do manual do proprietário.
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Mitos
– Óleo sintético pode danificar motores a diesel
Mito: Este tipo de lubrificante sintético pode inclusive oferecer maior proteção contra o desgaste, melhor lubrificação em altas e baixas temperaturas e ainda manter a viscosidade por mais tempo. É muito usado para operações severas.
– Só preciso trocar o óleo quando ele estiver escuro
Mito: Por conta da combustão e ao acúmulo de fuligem, o óleo do motor a diesel tende a escurecer rapidamente e isso não quer dizer que perdeu sua função. A troca de óleo deve seguir o período recomendado pelo fabricante, independentemente da cor revelada.
– Se eu não dirijo muito, posso aumentar o intervalo da troca
Mito: É imprescindível que o intervalo de tempo especificado no manual seja seguido, por quilometragem ou por tempo. Afinal, mesmo que o veículo seja pouco utilizado, o óleo ainda pode se degradar ao longo do tempo devido à oxidação e contaminação por umidade e resíduos.
– Usar qualquer óleo está bom, desde que seja para motores a diesel
Mito: Opa! Nem todo óleo é igual. Novamente, fique atendo ao óleo recomendado pelo fabricante do veículo, respeitando a classificação de viscosidade e os aditivos necessários para aquele motor específico.
Verdades
– A troca regular do óleo prolonga a vida útil do motor
Verdade: A função do óleo é lubrificar as peças móveis do motor, reduzindo o atrito e evitando o desgaste prematuro. Portanto, a troca no tempo adequado elimina contaminantes e resíduos que podem causar danos ao conjunto.
– Filtros de óleo devem ser trocados junto com o óleo
Verdade: O filtro é quem retém as impurezas do lubrificante. Se não for substituído, essas impurezas podem retornar ao motor com o óleo novo, comprometendo sua eficiência.
– Veículos a diesel exigem óleos específicos
Verdade: Fato é que os motores a diesel operam em condições mais severas do que motores a gasolina com maior compressão e temperaturas mais elevadas, pois são muito usados para o trabalho e o transporte de cargas. Para solucionar esse problema é necessário usar lubrificantes com aditivos e especificações adequadas para suportar essas condições.
– O excesso de óleo pode ser prejudicial
Verdade: A quantidade correta do lubrificante deve sempre ser respeitada, pois colocar mais óleo do que o recomendado pode gerar pressão excessiva dentro do motor, causar vazamentos e até danificar vedações e outros componentes.
Para garantir o bom desempenho do óleo lubrificante, é importante:
– Evite misturar óleos de marcas ou especificações diferentes
– Faça a substituição do lubrificante se o nível da vareta estiver no mínimo
– Não complete o nível do óleo quando seu prazo de validade estiver próximo
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.