Para garantir a segurança na estrada, confira as dicas para o caminhoneiro nesse período de férias. O alerta é do Grupo Randon para alguns cuidados que devem ser tomados antes de pegar a estrada. Em primeiro lugar, a manutenção preventiva de itens importantes são essenciais para a durabilidade do conjunto.
Aumento do fluxo de veículos nas rodovias e das chuvas de verão, os motoristas devem dirigir de forma defensiva, visando a prevenção de acidentes. Lembrando que, além da carga que deverá ser entregue, motorista e sua família devem chegar ao destino em segurança.
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Realizar a manutenção preventiva conforme o indicado no manual do proprietário é essencial, segundo a Randon, uma visita à rede autorizada da marca, onde os profissionais são capacitados pela fábrica, garante o uso de componentes e lubrificantes genuínos, ferramentas e procedimentos adequados, permitindo maior conservação, durabilidade e melhor desempenho do implemento.
Entre os itens verificados, destacam-se a calibragem dos pneus de acordo com a carga transportada, correto alinhamento de eixos, verificação geral do torque dos parafusos da suspensão e rodados, lubrificação dos componentes indicados no manual, inspeção dos itens de desgaste, drenagem do sistema pneumático, correta amarração da carga transportada, além de somente transportar a carga permitida por Lei (nunca rodando com excesso de carga).
A Randon disponibiliza aos seus clientes uma ampla Rede de Concessionárias, espalhadas por todo o Brasil, que estão à disposição dos usuários para realizar as revisões e manutenções. Confira as dicas para o caminhoneiro:
– Freios: Segurança depende do perfeito estado do sistema de freios, por isso, a Master recomenda atenção em caso de ruído na frenagem, aumento da distância de parada e veículo ‘’puxando’’ mais para um dos lados indicam necessidade urgente de manutenção ou alinhamento. Também os ruídos clássicos de vazamento de válvulas e câmaras de freio podem ser detectados pelo motorista ao fazer uma parada. Quando as lonas não são trocadas no momento certo, os rebites começam a agredir o tambor, danificando-o e deixam de realizar a frenagem adequadamente. No caso dos freios ABS, um cuidado especial deve ser tomado em relação ao sistema que, devidamente ajustado, permite maior segurança ao usuário, maior vida útil aos pneus e redução do risco de acidentes. Mesmo para caminhões que utilizam o ajustador automático de freio, a recomendação é fazer a manutenção e realizar a troca de componentes que estejam gastos.
A Fras-Le recomenda ainda uma simples inspeção visual, que pode dizer muito sobre o estado de lonas e pastilhas, além de outros sintomas como aquecimento do sistema de freios ou mesmo devido ao pedal longo, situação em que é preciso pisar mais para obter uma distância de frenagem segura. Nestes casos, substitua as peças (lonas ou pastilhas). Ao ser feita a troca das lonas do freio a tambor, as molas também precisam ser substituídas e deve ser observado o estado dos patins ou das sapatas de freio. Outro detalhe que pode influenciar na perda de eficiência de frenagem são as folgas no sistema, que podem ser eliminadas procedendo-se a troca das buchas do freio. Aproveite também para uma inspeção geral nos tambores (ou discos) de freio, pois se houver trincas, corrosão ou riscos, a peça irá causar redução da vida útil das lonas (ou pastilhas), bem como diminuir a eficiência do sistema de freio. Por isso o tambor (ou disco) deve ser reusinado periodicamente, até seu limite de segurança, conforme manual do fabricante.
Suspensão: A Suspensys sempre recomendada manutenção preventiva nas suspensões mecânicas e pneumáticas, observando os períodos estabelecidos pelo fabricante. Verifique torques dos parafusos, faça monitoramento e substituição das peças de desgaste e manutenção do alinhamento dos eixos para usufruir de uma boa estabilidade e dirigibilidade do veículo. A suspensão pneumática requer cuidados rápidos e simples, mas devem ser feitos com maior frequência se comparados à suspensão mecânica. Limpeza das válvulas niveladoras e da mola pneumática deverão ser feitas para garantir o bom funcionamento do sistema. Também se deve verificar se a suspensão está trabalhando na altura recomendada pelo fabricante, para certificar que o sistema pneumático não possui vazamento de ar e trabalha na pressão adequada. Peças como buchas, pinos e balancim, as que mais sofrem desgaste no sistema, também devem ser avaliadas por pessoal qualificado da rede autorizada ou mecânico de confiança.
Acoplamentos de semirreboques: Antes de sair na estrada é muito importante verificar todos os itens de segurança do acoplamento, como a Quinta-Roda e o Pino-Rei, que asseguram toda a carga transportada e suportam os esforços aplicados sobre o implemento e o caminhão. A Quinta-Roda possui um limite de desgaste, principalmente na garra de travamento (gavião), no disco de fricção (ferradura) e na barra, componentes que formam o kit de travamento do sistema. Por serem itens de extrema segurança, precisam ser substituídos quando atingirem o limite máximo de desgaste, nunca serem recuperados e deve-se usar sempre peças originais JOST. Já o Pino-Rei está sempre em atrito com a garra e o disco da Quinta-Roda e, por isso, exige manutenção correta para diminuir o desgaste e aumentar sua vida útil e dos demais componentes. Outra dica é, uma vez por semana, desacoplar o conjunto, remover a graxa usada e lubrificar a Quinta-Roda e o Pino-Rei. Lembre-se de sempre fazer a manutenção correta e verificar os itens do caminhão, estas ações garantem a segurança nas estradas.
* fonte: Empresas Randon
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.