Desgaste dos amortecedores quais os fatores

Desgaste dos amortecedores quais os fatores

A fabricante de amortecedores Nakata alerta o desgaste dos amortecedores quais os fatores? Para isso recomenda a revisão dos componentes antes de pegar a estrada. Segunda a marca, os motoristas devem ficar atentos aos indícios de desgaste dos amortecedores e ao conjunto de suspensão, como perda de estabilidade em curvas, e fazer manutenção preventiva. Forma de conduzir e uso em condições severas podem contribuir para o desgaste prematuro dos amortecedores, causando perda de eficiência.

De acordo com Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, amortecedores desgastados perdem a eficiência e podem comprometer a estabilidade e dirigibilidade do veículo, já que são itens de segurança, com a função importante de absorver o impacto dos pneus com o solo.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Entre no nosso podcast

Como identificar desgaste – “É preciso prestar atenção aos sinais que podem indicar o momento da substituição dos amortecedores. Balanço excessivo em arrancadas, a perda de aderência nas curvas, vazamento de fluido e aumento de distância na frenagem podem ser indícios de desgaste da peça”, afirma Jair. Outros indícios importantes que Silva aponta é com relação ao desgaste desigual de pneus e a tendência de aquaplanagem em solo alagado, indicando que é chegada a hora da troca de amortecedores.

Sinais de desgaste dos amortecedores 

Desgaste dos amortecedores, segundo Daniel Linhares Capponi, responsável da área técnica do centro automotivo Pauliceia Pneus, localizado em São Bernardo do Campo-SP, a avaliação deve ser feita em todos os componentes da suspensão, para assegurar a dirigibilidade do veículo. “A partir dos 40 mil quilômetros rodados, é importante revisar todo o sistema de suspensão a cada 10 mil quilômetros”, comenta o técnico, lembrando que, ao fazer a revisão dos amortecedores, é preciso analisar também o estado dos outros itens que compõe o sistema de suspensão, como coxins e batentes, pois, podem ter também sofrido desgaste.

Desgaste dos amortecedores

Capponi esclarece que as condições de uso e de trafego também interferem na durabilidade dos amortecedores. Ultrapassar o limite de carga, não fazer alinhamento e balanceamento de rodas e passar em alta velocidade em lombadas ou em buracos podem antecipar o prazo para a troca das peças.

A recomendação é fazer revisão em todo o sistema de suspensão em oficina especializada a qualquer sinal de mau funcionamento.

https://www.oficinanews.com.br/motorista-que-cuida/nakata-mostra-sinais-de-desgaste-dos-amortecedores/

Read Previous

Linha de bronzinas Takao abrange 94% dos motores nacionais

Read Next

De oficina mecânica a centro automotivo

Posts Relacionados