Dicas de pneus: o pneu certo para o seu VUC

Dicas de pneus: o pneu certo para o seu VUC
Dicas de pneus: o pneu certo para o seu VUC. Você sabe como escolher o pneu ideal para o seu veículo urbano de carga? E como cuidar dele de maneira a privilegiar a durabilidade e a economia? Isso mesmo, pneus em ordem além de reduzirem o custo de operação por durarem mais, ajudam até para um menor consumo de combustível.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Entre no nosso podcast

Batemos um papo com José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, que nos falou um pouco sobre esse assunto. Segundo ele, é importante utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo. “As partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. O uso de pneus e rodas diferentes altera este equilíbrio”, comenta.

Como é construído um pneu

Quadrelli conta que os produtos da marca voltados para vans e furgões são projetados com o formato do ombro arredondado que proporcionam maior dirigibilidade e precisão. Seus amplos sulcos proporcionam melhor desempenho em pistas molhadas. Além disso, a tecnologia aplicada na banda de rodagem promove desgaste uniforme e silencioso até o fim de sua vida útil.

Ele afirma ainda que, assim como para os pneus de passeio, a calibragem deve ser feita semanalmente de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo. “A calibragem correta permite aumentar a vida útil do pneu e auxilia, inclusive, na redução de consumo de gasolina”, diz. O transportador não pode esquecer-se também de calibrar o pneu estepe.

Alinhar a suspensão e balancear os pneus sempre que o veículo sofrer impactos fortes, principalmente, quando o veículo trafegar em terrenos irregulares, na troca de pneus, ao serem substituídos componentes da suspensão ou quando o veículo estiver “puxando” para um lado ou a cada dez mil quilômetros é uma forte recomendação. “Manter o pneu em condições adequadas permite melhor desempenho do veículo e possibilita mais conforto ao dirigir”, observa Quadrelli.

Dicas de pneus: O pneu certo para o seu VUC
Dicas de pneus: O pneu certo para o seu VUC

Dicas de pneus

Além das dicas do gerente, a Bridgestone tem ainda outras recomendações para o uso inteligente dos pneus de carga, vamos conferir:

  1. Fazer o rodízio de pneus: com periodicidade a ser definida em função de fatores operacionais e das práticas de manutenção do usuário.
  2. Evitar sobrecarga no veículo: excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de estouro ou de alterações estruturais importantes.
  3. Fazer a manutenção preventiva de todo o veículo: amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus.
  4. Utilizar o pneu indicado para cada tipo de aplicação: rodar na cidade com um pneu destinado ao uso na terra (fora de estrada) provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do veículo.
  5. Observar periodicamente o indicador de desgaste da rodagem (TWI): este indicador existente em todo pneu mostra o momento certo para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca.
  6. Não permitir o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes: estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas.
  7. Evitar a direção agressiva, com freadas fortes e mudanças bruscas de direção: nunca ignore a existência de lombadas, buracos e imperfeições de piso. Os melhores motoristas são aqueles que, mesmo rápidos, sabem poupar seus veículos e pneus.

https://www.oficinanews.com.br/dicas/bridgestone-mostra-dez-curiosidades-sobre-os-pneus-e-sua-construcao/

Read Previous

Processos na oficina para melhorar os resultados

Read Next

Revista Oficina News – agosto 2020

Posts Relacionados