Sistema de arrefecimento é importante checar sempre

Especialista afirma que Sistema de arrefecimento é importante checar sempre. A MTE-Thomson, fabricante de peças para os sistemas de temperatura e injeção eletrônica, orienta sobre os cuidados e a importância da manutenção preventiva do sistema de arrefecimento do veículo, responsável por manter em ordem a temperatura de funcionamento do motor.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Entre no nosso podcast

De acordo com a engenharia da empresa, numa revisão do sistema de arrefecimento, devem ser checados os seguintes pontos:

– Líquido de arrefecimento: é o que circula pelo sistema, mantendo através da troca de calor, a temperatura ideal de funcionamento no motor;

– Radiador: responsável pelo resfriamento do líquido de arrefecimento que circula pelo bloco do motor, mantendo a temperatura correta.

Cursos para reparadores

– Válvula termostática: é o que controla a temperatura do líquido de arrefecimento. Quando o motor atinge a temperatura ideal, a válvula se abre e o líquido vai ao radiador para se resfriar e fecha quando o este se resfria, mantendo o motor funcionando corretamente.

– Bomba d´água: responsável pela pressão que faz o líquido circular pelo sistema do motor, passando pela válvula termostática e retornando ao radiador;

– Reservatório de expansão: é onde o líquido de arrefecimento fica armazenado. Deve ser verificado a cada 30 mil km e reabastecido adequadamente sempre que a marca estiver abaixo do nível indicado ou conforme recomendado no manual de proprietário do veículo.

– Mangueiras: responsáveis pela circulação do liquido. Devem ser verificadas a procura de ranhuras ou rachaduras que ocasionam vazamentos e a consequente perda do correto funcionamento do sistema.

– Sensor de Temperatura: envia um sinal eletrônico da temperatura do motor ao painel ou ao computador do veículo.

– Interruptor Térmico: é o que aciona a ventoinha localizada junto ao radiador para resfriar o líquido dentro do radiador quando o veiculo está em congestionamentos.

* fonte: TEM-Thomson

Para mais informações sobre o diagnóstico e manutenção de todo o sistema de arrefecimento, vejam o vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=CEGz22TamlM

Dúvidas de produtos e aplicação, entre em contato com o SIM – Serviço de Informações MTE, através do 0800 704 7277 ou ainda pelo WhatsApp da empresa pelo número (11) 9-5559-7775.

Read Previous

De oficina mecânica a centro automotivo

Read Next

Dunlop estreia plataforma digital para motoristas e frotistas