Manutenção de pastilhas e discos de freios merecem atenção

Manutenção de pastilhas e discos de freios merecem atenção

Técnicos alertam que manutenção de pastilhas e discos de freios merecem atenção. Ruídos na hora da frenagem, demora para frear ou folga no pedal são indícios de que os componentes do sistema de freio do seu carro precisa de manutenção. Inicialmente, a troca das pastilhas pode ser a solução do problema, mas como essas peças não têm tempo de duração determinado, o motorista precisa ficar atento ao seu funcionamento, principalmente se utilizar o automóvel frequentemente.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Entre no nosso podcast

Ao se desgastar, as pastilhas ultrapassam a sua espessura mínima, deixam de ter contato com o disco de freio e, consequentemente, param de funcionar como deveriam, ou seja, freando. Apenas entram em atrito com a estrutura metálica do disco de freio e emitem um ruído causado por essa fricção de metal com metal. Mas atenção, porque aí já vai ter passado da hora de trocá-las!

Troca das pastilhas de freios 

Manutenção de pastilhas e discos de freios

A substituição das pastilhas deve ser feita antes de haver esse contato do metal da pastilha com o do disco, justamente porque esse atrito vai danificar o disco de freio também, podendo até abrir sulcos profundos em sua estrutura. E aí a manutenção vai ser mais complexa, e mais cara também.

Por se tratar de um sistema de segurança do veículo, a recomendação é ficar sempre atento com o sistema de freio, fazer manutenção preventiva, seguindo as recomendações do fabricante, e, ao observar qualquer anormalidade, levar a uma oficina de confiança, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, uma das fabricantes de componentes para o sistema de freio do país.

https://www.oficinanews.com.br/mecanica-leve/troca-das-pastilhas-de-freio-do-volkswagen-spacefox/

Read Previous

Dunlop estreia plataforma digital para motoristas e frotistas

Read Next

Rayflex lança túnel de docas para melhoria de processos