Período de chuvas demanda maior cuidado com a condição dos pneus

Período de chuvas demanda maior cuidado com a condição dos pneus

Época complicada do ano, período de chuvas demanda maior cuidado com a condição dos pneus. Especialistas afirmam que o bom estado de conservação dos pneus passa a ser ainda mais importante para evitar acidentes de trânsito no verão por conta das chuvas.

Entre os cuidados que devem ser observados pelos motoristas estão a verificação do prazo de validade e se o item não está careca, com bolhas ou ressecado.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News que comemora o Dia do Mecânico

Vale lembrar que é obrigatório que os pneus novos ou reformados tenham o Selo de Conformidade do Inmetro. Verificação de prazo de validade e estado de conservação são cuidados importantes.

Período de chuvas demanda maior cuidado com a condição dos pneus

Segundo o vice-presidente de Laboratórios da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Darlan Dallacosta, a identificação do selo assegura que o produto passou por diversos ensaios que atestam por exemplo, verificação da marcação, dimensional e ensaio de velocidade sob carga.

Pneus novos ou reformados (recapados, recauchutados e remoldados) devem ainda ter o Selo de Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante o atendimento à requisitos de segurança e desempenho do produto.

“Outro item a ser observado é o balanceamento dos pneus. É importante para evitar o desgaste prematuro, evitando também problemas nos componentes da suspensão e da direção, possibilitando uma direção mais segura ao usuário.”, acrescentou o representante da Lab System, Ronnie Bitencourt.

Período de chuvas demanda maior cuidado com a condição dos pneus: Validade

Assim como em alimentos e remédios, é necessário ficar atento a validade dos pneus. Mesmo que o consumidor utilize pouco o veículo, é fundamental que se obedeça ao prazo, pois com o passar do tempo a borracha começa a ressecar, deixando o item mais vulnerável a estouros e também a esfarelar a banda de rodagem, podendo provocar derrapagens, e consequentemente, acidentes.

É possível encontrar a data de fabricação na lateral do pneu: os dois primeiros algarismos indicam a semana, e os outros o ano em que foi fabricado. É importante que os mesmos cuidados sejam direcionados ao estepe.

Read Previous

Extrapesado VW Meteor entra em operação com sustentabilidade

Read Next

Cuidados com o radiador é necessário para não comprometer o conjunto