Nakata indica técnicas para lavagem do motor de forma segura

Nakata indica técnicas para lavagem do motor de forma segura

Para não comprometer componentes da eletrônica embarcada, Nakata indica técnicas para lavagem do motor de forma segura. A empresa fala sobre levar o veículo a uma empresa especializada de lavagem, não só para uma limpeza externa como também interna e, em alguns casos, até uma limpeza no motor.

Devido ao excesso de poeira e resíduos, estradas de terra e praia podem ser bem agressivas para os sistemas automotivos. Mas, é preciso ficar atento, pois o velho de hábito de lavar motor pode trazer sérios problemas para o desempenho do veículo.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

“A prática de lavar o motor do automóvel é bem antiga e, alguns anos atras, o risco de ter algum problema no desempenho do veículo era pequeno, pois o carro não tinha nenhum tipo de eletrônica embarcada. Só era necessário cuidar para não molhar o alternador ou dínamo, bateria, motor de partida e distribuidor”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Segundo Silva, atualmente, os carros são verdadeiros computadores sobre rodas já que possuem numerosos sensores, módulos eletrônicos e caixa de fusíveis no compartimento do motor.

A recomendação para aqueles que se incomodam com a sujeira acumulada no motor ou no caso de ser necessário para identificar possíveis defeitos na parte mecânica é procurar empresas especializadas na lavagem do compartimento do motor para não comprometer nenhum dos componentes eletrônicos.

De acordo com o gerente, uma das opções para a limpeza do motor é a técnica a vapor já que utiliza água apenas para umidificar e desengraxar o motor e dar bom acabamento e, na hora da limpeza, as empresas especializadas avaliam se há necessidade ou não aplicar algum produto, além do vapor.

Há também a limpeza a seco, realizada com panos de microfibra, pincéis e xampus específicos. “Por questão de segurança e também para garantir que a lavagem não seja prejudicial aos componentes eletrônicos, o ideal é sempre procurar o apoio profissional de empresas especializadas”, conclui.

Read Previous

Especialista dá dicas para direção mais segura na chuva

Read Next

Magneti Marelli amplia catálogo de bobinas de ignição na reposição

Posts Relacionados