Nakata revela dicas para instalação das bombas de óleo e d’água

Nakata revela dicas para instalação das bombas de óleo e d’água

Fabricante de diversos componentes do motor, a Nakata revela dicas para instalação das bombas de óleo e d’água. Por serem muito importantes para o funcionamento do motor, a empresa recomenda que os reparadores devem ter especial atenção ao fazer a manutenção dos componentes.

Responsável por fazer circular o lubrificante por todas as partes móveis do motor, a bomba de óleo merece muito cuidado na instalação. “No momento de instalar a bomba de óleo é muito importante a selagem hidráulica, ou seja, carregá-la com óleo lubrificante para o preenchimento de todas as engrenagens, assim rapidamente ocorrerá o início da pressurização do sistema de lubrificação, fazendo com que todas as partes móveis recebam lubrificação adequada”, afirma Eduardo Guimarães, técnico da Nakata,

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

O técnico ressalta ainda que, de acordo com a norma ABNT NBR 13032, de 2008, há a necessidade de efetuar a monitoramento da pressão do óleo com manômetro por alguns minutos.

Parte do sistema de arrefecimento, a bomba d’água tem como função fazer a circulação do líquido de arrefecimento por todo o sistema. Guimarães recomenda ficar atento ao líquido de arrefecimento, a troca deve ser feita nos intervalos recomendado pela montadora do veículo.

Na hora da troca do líquido deve-se utilizar água desmineralizada com aditivo, a mistura desses dois elementos deve ser na proporção correta. Também ressalta que, após a troca da bomba d’água, é necessário fazer a verificação da estanqueidade do sistema por meio de manômetro.

“Com o motor frio, instala-se o manômetro com uma bomba especial no vaso expansor e se verifica a estanqueidade do sistema e assim observar se não há vazamentos por mangueiras, radiador, selo de bloco ou de cabeçote, câmara da válvula termostática ou até mesmo pela bomba d’água”, adverte. Com isto, o reparador garante que o sistema trabalhará adequadamente.

Read Previous

NGK revela cinco cuidados antes de comprar um carro usado

Read Next

Motul apresenta aditivos pensando na evolução dos motores