NGK revela cinco cuidados antes de comprar um carro usado

NGK revela cinco cuidados antes de comprar um carro usado

Para evitar riscos na hora de fechar negócio, a NGK revela cinco cuidados antes de comprar um carro usado. A fabricante de velas e bobinas de ignição listou as recomendações para ajudar o motorista a evitar alguns riscos e fazer uma escolha segura ao comprar um seminovo. Confira:

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

  • Analise o histórico de revisões

A primeira dica é verificar o manual do proprietário para saber se a manutenção do veículo foi realizada da forma correta. “Se você comprar diretamente do dono, é importante fazer uma revisão antes de usar o carro, uma vez que não sabemos se foi feita uma manutenção criteriosa para venda”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK Brasil.

  • Verifique a documentação do veículo

É essencial checar se o veículo está com a documentação em ordem e livre de notificações ou multas. “Se fizer a transferência de um veículo com débitos pendentes, você ficará responsável por realizar todos os pagamentos. Por isso, verifique se há irregularidades”, orienta. Com a placa do veículo e o número do Renavam, é possível pesquisar por conta própria nos portais do Detran e do Denatran.

  • Solicite o laudo cautelar

Além de levar o carro a uma oficina de confiança, é fundamental pedir o laudo cautelar do veículo para evitar dores de cabeça por causa de propaganda enganosa durante a negociação. “O laudo cautelar é um certificado de procedência que traz análise sobre a originalidade do veículo, além de pesquisa no Detran que verifica se o carro tem histórico de enchente, sinistro, roubo e recuperação de leilão”, explica.

  • Faça um ‘test drive’

Fazer um bom test drive também pode dar uma noção sobre o estado do veículo, de acordo com Hiromori. Entre as recomendações estão testar a partida do motor para identificar se há problema no sistema de ignição ou na bateria, trocar todas as marchas com o carro em movimento para identificar se há algum ruído, dificuldade para engate ou algum tranco e passar por obstáculos, como lombadas, para verificar se há ruídos na suspensão.

  • Consulte um mecânico de confiança

Para ter ainda mais segurança na compra do veículo usado, é essencial conversar com um mecânico de confiança e agendar uma avaliação técnica. “Nessa avaliação, o profissional pode verificar os principais componentes do carro e identificar se há problemas, como sinais de batidas, vazamentos ou falhas nos módulos eletrônicos”, exemplifica.  Uma dica é, se possível, levar o seu mecânico para avaliar o veículo ou marcar com o proprietário anterior na oficina para o seu mecânico avaliar o carro antes da compra.

Um dos componentes de desgaste natural que deve ser observado é a vela de ignição; este componente é o único item que está no interior da câmara de combustão que é fácil de remover e instalar. “Pelo aspecto das velas de ignição, um profissional qualificado consegue indicar como está o estado geral do motor, o que pode evitar custos elevados na reparação do veículo e desgosto após sua compra”, afirma Mori.

Read Previous

Laboratório do IQA passa a avaliar três novos produtos automotivos

Read Next

Nakata revela dicas para instalação das bombas de óleo e d’água

Posts Relacionados