Nissan Frontier PRO4x: suspensão multilink e motor bi-turbo diesel

Nissan Frontier PRO4x: suspensão multilink e motor bi-turbo diesel

Tech Drive: Nissan Frontier PRO4x: suspensão multilink e motor bi-turbo diesel. Uma picape bastante completa em todas as versões, a Nissan Frontier guardou o espírito aventureiro para a configuração PRO-4X, que testamos dessa vez. Sempre pensando em uma aparência imponente, a engenharia da marca apostou em três pilares na hora do desenvolvimento do modelo: design, tecnologia e robustez.

Nissan Frontier PRO4x: suspensão multilink e motor bi-turbo diesel

A gama passou por refinamentos, já alinhados com o novo conceito global Nissan Emotional Geometry Design. O que muda é o desenho da dianteira, que tem grade aprimorada com o novo logo da marca, faróis com projetor de LED quádruplos em forma de C. Na parte traseira, as lanternas de LED também fazem parte de um desenho mais elegante.

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Para impulsionar a Nissan Frontier PRO4x, o motor Bi-Turbo Diesel com Intercooler de 2.3L 16 válvulas, que funciona com injeção direta de combustível. Uma fórmula que rende 190cv de potência a 3.750 rpm e torque máximo de 45,9 kgfm na faixa de 1.500 a 2.500 rpm. Para completar o trem de força, temos a transmissão é automática de 7 marchas com opção de modo sequencial.

Nissan Frontier PRO4x: suspensão multilink e motor bi-turbo diesel

Atendendo às normas de emissões L7, a picape vem equipada como o sistema Redutor Catalítico (SCR), que utiliza o ARLA 32, alocado num reservatório ao lado da tampa do combustível e a necessidade de abastecimento é indicada no display do TFT no painel.

Para carregar essa picape que tem a robustez como marca, a Nissan recalibrou a suspensão, com a adoção de novos ajustes dos amortecedores. O conjunto traseiro segue com sistema multilink e molas helicoidais, operando num conjunto com um eixo rígido, apropriada para o transporte de cargas. A dianteira tem braço duplo assistido por barra estabilizadora.

Nissan Frontier PRO4x: suspensão multilink e motor bi-turbo diesel

Os ângulos de entrada (32º) e saída (26º) são capazes de proporcionar maior capacidade para o fora de estrada, evitando danos ao chassi e aos para-choques.

Em relação aos recursos de segurança e confortor, a picape segue o conceito Nissan Intelligent Mobility, formando o Nissan Intelligent Safety Shield, uma espécie de escudo de segurança para o veículo. São tecnologias como Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW), Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW), além da Visão 360º Inteligente, com quatro câmeras que ajudam muito nas manobras.

A Nova Nissan Frontier é equipada ainda com sistema de auxílio de partida em rampa (HSA); controle automático de descida (HDC); bloqueio mecânico do diferencial traseiro com limitador (LSD); e controle eletrônico de frenagem (EBD).

Internamente, a picape oferece um painel de instrumentos com tela TFT de 7 polegadas e com imagem de alta qualidade, que disponibiliza uma ampla gama de informações e configurações do veículo. Já a central multimídia tem uma tela de 8 polegadas e se conecta à smartphones.

A picape da Nissan oferece ótima combinação de carga útil e volume, com o compartimento que tem uma altura maior em relação a sua antecessora – 25 mm, perto da cabine, e até 50 mm nas laterais, perto da tampa – tendo capacidade para receber até 1.054 litros de carga. E a capacidade é de 1.043 kg, segundo os números da marca.

Dentro, o espaço tem ganchos com argola móvel em forma de “D” posicionadas na parte inferior, perto do assoalho, que dá mais opções de fixação de cargas dos mais diferentes tamanhos. Cada um deles têm capacidade de carga de até 400 kg. E ainda há uma tomada de 12V para permitir a conexão de dispositivos eletrônicos de lazer ou de trabalho. Além disso, a tampa do compartimento recebeu dois amortecedores que reduziram o peso na hora de sua abertura, permitindo que se possa manipulá-la com apenas uma mão.

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