Anfavea anuncia recuperação nas vendas de veículos em outubro

Anfavea anuncia recuperação nas vendas de veículos em outubro

Com 3,5% de crescimento em relação a setembro, Anfavea anuncia recuperação nas vendas de veículos em outubro. O levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostra que o setor automotivo mantém sua recuperação gradual com bons números de licenciamentos e produção, de acordo com.

Ainda segundo o anúncio, a retomada se dá em um cenário de grandes desafios para a indústria automobilística, e projeta para o fechamento do ano números bem próximos às das projeções feitas pela entidade.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Os números mostram que a produção no mês de outubro foi de 236.468 autoveículos, um crescimento de 7,4% sobre setembro, mas queda de 18% em relação a outubro de 2019. No acumulado dos dez meses, o recuo é de 38,5%, bem próximo à projeção de -35%. Já o mercado interno fechou o mês com 215.044 unidades licenciadas, elevação de 3,5% sobre o mês anterior, com retração de 15,1% sobre outubro do ano passado. A queda acumulada no ano já chega a 30,4%, em linha com os -31% previstos pela Anfavea.

As exportações tiveram uma sensível reação em outubro, graças à retomada de mercados vizinhos após uma prolongada quarentena. Foram enviados ao todo 34.882 autoveículos, crescimento de 14,3% sobre setembro e de 16,4% sobre outubro de 2019. O encolhimento acumulado em 2020 é de 34,2%, ante a projeção de -34% feita pela associação.

“Os resultados de outubro revelam os esforços da indústria para atender ao crescimento da demanda em alguns segmentos do mercado”, ressaltou o Presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes. “Temos muitos desafios para atingir uma recuperação mais vigorosa, como os novos protocolos das fábricas, a dificuldade de planejar o médio prazo, a alta dos custos e, recentemente, a falta de alguns insumos”, destacou o dirigente.

O setor de máquinas agrícolas e rodoviárias, menos afetado que o de autoveículos, registrou alta de 9% na produção (4.919 unidades) na comparação com setembro. Boa parte desse incremento se deveu às exportações de 901 unidades, 21,1% a mais que no mês no anterior. Já as vendas internas (4.530) recuaram 5% em outubro. No acumulado do ano, as vendas cresceram 1,6%, mas a produção e as exportações caíram 18,1% e 32,1%, respectivamente.

Read Previous

Honda City 2021 chega mais completo e equipado com motor 1.5

Read Next

Hummer EV é a primeira picape 100% elétrica da General Motors

Posts Relacionados