Aptiv aponta tendências para futuro dos veículos conectados

Empresa de tecnologia global para segurança e conectividade, a Aptiv aponta tendências para futuro dos veículos conectados. A companhia participa das discussões sobre o futuro dos carros conectados e a transição para a tecnologia 5G. Entre os temas em debate estão quantos dados os veículos deverão coletar e transmitir? Como testá-los em um ambiente em que a tecnologia da computação avança todos os dias, enquanto os veículos permanecem em uso de 10 a 15 anos ou mais? Como oferecer aos clientes a confiabilidade e a disponibilidade que eles esperam em escala?

Enquanto as respostas a estas questões continuarão a evoluir junto com a indústria, a Aptiv aponta três tendências que tornam o futuro conectado mais otimista.

Segundo a empresa, a primeira tendência que pode ser observada é que a tecnologia de veículos conectados está finalmente se tornando mainstream. Montadoras já anunciaram que 100% de seus modelos terão um modem de dados embutido, enquanto outras também estão aumentando sua produção de veículos conectados. Esse cenário abre oportunidade para o desenvolvimento de novos serviços e aplicativos para os proprietários.

A segunda tendência diz respeito à flexibilidade da conexão 5G, sua principal característica, permitindo o lançamento de inúmeros novos aplicativos. O 5G é uma evolução frente aos padrões anteriores, que dependiam de uma única rede, enquanto a 5G utiliza as redes existentes – 2G, 3G e LTE -, bem como a nova tecnologia de acesso por rádio 5G e as tecnologias de ondas milimétricas.

Dessa forma, a arquitetura de rede diversificada possibilitará suporte a uma ampla variedade de diferentes aplicativos de veículos conectados com diferentes necessidades de rede. Por exemplo, o 5G permitirá o uso de aplicativos que reproduzam vídeo de alta definição em tempo real, ao mesmo tempo em que oferecerá suporte a aplicativos simples de localização de carros usando as tecnologias anteriores para reduzir os custos.

A terceira tendência apontada pela Aptiv é que todos os dados provenientes de veículos conectados facilitarão o aprendizado e ajudarão a tornar o mundo um lugar melhor. Além de tornarem a vida mais agradável, os veículos conectados ajudam a oferecer uma experiência mais segura dentro e fora do veículo.

Eventualmente, essa tecnologia também ajudará a inaugurar uma nova era de cidades inteligentes, onde os veículos se comunicarão entre si e com a infraestrutura municipal para aumentar a segurança, otimizar os fluxos de tráfego e melhorar a eficiência nas áreas urbanas.

“Capitalizar essas tendências exigirá a combinação de conhecimento automotivo profundo, juntamente com compreensão da análise de dados, computação e nuvem – todas as áreas em que a Aptiv se estabeleceu como especialista. A empresa está comprometida para tornar o mundo mais seguro, mais ecológico e mais conectado”, afirma Eric Carneiro, vice-presidente e diretor executivo da Aptiv para a América do Sul.

Read Previous

Fras-le e Fremax equipam os carros da Corrida do Milhão

Read Next

Coluna Conversa de Pista: Verão europeu dá cor pálida ao futuro da F-1

Posts Relacionados