BMW Motorrad iParts aumenta a oferta de peças de reposição

Disponível nas concessionárias da BMW Motorrrad a partir de setembro desse ano, o BMW Motorrad iParts aumenta a oferta de peças de reposição. Trata-se de um sistema de impressão 3D que permitirá aos revendedores e clientes marca imprimam peças sobressalentes necessárias no local onde estiverem para poder seguir em frente em sua jornada, sem perda adicional de tempo.

A BMW Motorrad vai selecionar 250 concessionárias em todo o mundo para promover a estreia de um sistema integrado de impressão 3D. Este sistema inclui um centro de processamento integrado, permitindo a fabricação e a usinagem de peças grandes e complexas, como engrenagens, comando de válvulas e blocos de motor. Dessa forma, a BMW Motorrad ampliará a oferta de peças de reposição.

BMW Motorrad iParts aumenta a oferta de peças de reposição
BMW Motorrad iParts aumenta a oferta de peças de reposição

Peças menores, como manetes de freio, embreagens e alavancas de câmbio, tampas de válvulas, garfos e mostradores podem ser impressos pelos clientes usando uma impressora 3D da BMW Motorrad iParts. Isso pode ser feito não apenas em casa, mas mesmo fora dela, desde o equipamento esteja convenientemente alojado em um top case ou em uma caixa lateral.

Um top case feito de plástico reforçado com fibra de carbono (CRFP) foi desenvolvido para oferecer peso reduzido de aproximadamente 4,5 quilos em comparação a um top case similar convencional. Uma camada especial na composição de fibra CRFP garante amortecimento, diminuição de ruído e menor vibração mesmo imprimindo componentes com a motocicleta em movimento. Também foi possível integrar uma fonte de alimentação na parte interna de modo a evitar que cabos sejam visíveis do lado de fora da caixa.

Os dados de projeto e especificações de material necessários para fins de impressão são fornecidos a partir da nuvem BMW iCloud, seja na casa do cliente ou durante a viagem. Os dados são transferidos diretamente para os sistemas de impressão 3D via telefone celular, tablet ou PC. Uma conexão de internet em funcionamento é necessária para um download bem-sucedido. Qualquer pessoa viajando em sua moto para áreas particularmente remotas do planeta onde uma conexão com a internet nem sempre está disponível, pode fazer uso do item de equipamento opcional BMW Motorrad iParts Explorer. Ele permite uma seleção dos dados sobre peças sobressalentes potencialmente necessários para serem salvos via smartphone, antes de a viagem ter início.

A impressão 3D foi estabelecida como uma área de desenvolvimento de componentes há cerca de duas décadas e desde então é conhecida pelo termo Prototipagem Rápida. Mesmo naquela época, era possível criar peças de reposição a partir de plástico usando tecnologia laser. Esta tecnologia tem avançado consideravelmente desde então e é agora possível produzir componentes feitos de vários tipos de ligas metálicas a laser. Além de criar peças metálicas como alumínio, aço e titânio, as impressoras iParts 3D da BMW Motorrad também permitem a rápida confecção de peças plásticas. Isso significa que um mostrador de vidro danificado em uma queda, por exemplo, pode ser rapidamente substituído por uma versão impressa. É até possível substituir um espelho retrovisor rachado usando impressoras 3D da BMW iParts.

A BMW Motorrad realizou extensivos testes funcionais em todas as peças aprovadas para impressão 3D – inicialmente em laboratório e, posteriormente, em campo. “Mais uma vez fomos capazes de desenhar sinergias internas e aproveitar o trabalho preliminar de desenvolvimento relevante realizado pela BMW Automóveis. Em última análise, o desafio era desenvolver uma impressora 3D pequena, portátil, mas de alto desempenho para transporte na motocicleta. Conseguimos alcançar isso com a impressora portátil 3D BMW Motorrad iParts. A unidade é equipada com sua própria fonte de alimentação e foi submetida a uma série de testes altamente rigorosos, testes funcionais, tanto em frio extremo e em calor escaldante, com um alto nível de exposição a poeira”, explica Ignaz Druckmeyer, chefe da BMW Motorrad iParts.

A impressora portátil 3D BMW Motorrad iPart foi recentemente exposta a condições extremas no interior da Austrália, por exemplo. Mesmo submetida a temperaturas de mais de 48º Celsius e com altos volumes de poeira, os componentes impressos se equipararam em termos de qualidade e fidelidade às peças fabricadas convencionalmente em condições normais de produção.

A impressora também foi submetida a um frio extremo na Antártida. A temperaturas inferiores de -52ºC. Uma equipe de testes da BMW Motorrad seguiu os passos de Roald Amundsen, viajando em quatro BMW R 1200 GS para chegar ao Polo Sul no dia 16 de dezembro de 2017 – exatamente 106 anos após a descoberta do lendário explorador. A exemplo do próprio Amundsen, a expedição ergueu um acampamento, neste caso, simbolicamente representando por uma tenda cujos postes de alumínio foram produzidos diretamente no local usando uma impressora 3D BMW Motorrad iPart. O lançamento no mercado do novo equipamento opcional da BMW Motorrad iParts e a impressora portátil iPart 3D da BMW Motorrad será disponibilizada em setembro de 2018.

Read Previous

Montadora de caminhões DAF comemora 90 anos de história

Read Next

Centro de Treinamento Automotivo da Bosch tem novidades

Posts Relacionados