Caminhões e ônibus elétricos da Daimler rodam 7 milhões de Km 

Caminhões e ônibus elétricos

Visando a mobilidade e sustentabilidade, os caminhões e ônibus elétricos da Daimler rodam 7 milhões de Km na Europa. O feito da Daimler Trucks & Buses abrange testes intensivos com caminhões elétricos da Mercedes-Benz, FUSO e Freightliner, além do ônibus elétrico urbano Mercedes-Benz eCitaro, que é produzido em série desde 2018, sendo utilizado regularmente em várias cidades europeias.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Entre no nosso podcast

Segundo a Daimler Trucks, como parte de sua estratégia de eletrificação planeja oferecer veículos elétricos em todas as suas principais regiões de vendas até 2022: o FUSO eCanter no segmento de caminhões leves, o Freightliner eM2 na categoria dos médios e o Mercedes-Benz eActros e o Freightliner eCascadia entre os pesados.

Ônibus elétrico rodando 

“Como uma das maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais, temos a ambição de sermos líderes em inovação e tecnologia também em sistemas de propulsão alternativos”, afirma Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG.

Caminhões e ônibus elétricos

“Nosso ônibus urbano eCitaro, neutro em CO2, por exemplo, está sendo produzido em série desde 2018. Com nossos elétricos, queremos oferecer aos clientes veículos que estejam à altura dos modelos tradicionais, tanto em termos de disponibilidade como de desempenho. Isso nos motivou a colocar caminhões elétricos nas mãos de clientes num estágio inicial. Graças à nossa presença global, parceiros de todo o mundo estão testando veículos conceituais em várias aplicações práticas. Isso representa uma forte vantagem competitiva. Graças ao diálogo direto com esses clientes e aos muitos quilômetros de testes que percorremos, importantes descobertas estão sendo direcionadas, já há alguns anos, diretamente para o desenvolvimento da nossa série de caminhões elétricos”.

Caminhões e ônibus elétricos da Daimler:

Veículos com estrela: Mercedes-Benz eActros e eEconic

Segundo divulgação, a Mercedes-Benz Trucks foi a primeira fabricante do mundo a apresentar um caminhão elétrico pesado, o Urban eTruck, atração no IAA 2016 (Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hanover, na Alemanha). Hoje, com o pesado eActros totalmente elétrico, a marca demonstra que a distribuição urbana já pode ser feita livre de emissões. Com autonomia de cerca de 200 quilômetros, o eActros tem comprovado sua eficiência em uma ampla variedade de aplicações práticas de clientes na Europa desde 2018. O início da produção em série está previsto para 2021.

Caminhões e ônibus elétricos

As primeiras aplicações práticas do caminhão Mercedes-Benz eEconic de piso baixo, modelo baseado no eActros, foram anunciadas em 2020 e estão planejadas para o ano que vem. A produção em série está prevista para 2022.  O eEconic é utilizado principalmente na coleta urbana de resíduos. Essa área é muito apropriada para caminhões elétricos a bateria, graças às rotas curtas, de cerca de 100 quilômetros.

Um pioneiro na distribuição urbana: o leve elétrico FUSO eCanter

Apresentado em setembro de 2017, o FUSO eCanter foi entregue a clientes de várias partes do mundo. Esse caminhão leve totalmente elétrico é a resposta da FUSO para a demanda por caminhões livres de emissões na distribuição urbana. Mais de 170 unidades deste modelo estão sendo utilizadas por clientes no Japão, Estados Unidos e Europa e mais deles continuarão a ser entregues. A autonomia da versão de 7,49 toneladas é de 100 quilômetros, atendendo às necessidades do transporte urbano. Com um carregador rápido, o tempo de recarga pode ser reduzido para cerca de uma hora e meia. O eCanter é produzido em Kawasaki, no Japão, e em Tramagal, em Portugal.

Nos EUA, clientes testam os modelos Freightliner eCascadia e eM2

Nos Estados Unidos, o pesado eCascadia e o médio eM2 foram lançados em Portland em junho de 2018. Os dois caminhões elétricos Freightliner estão passando por testes práticos em vários clientes. A frota de testes tem 38 veículos, utilizados em aplicações que incluem transporte local e regional, distribuição de alimentos e entrega de encomendas. Os veículos têm uma autonomia projetada de até 370 km para o eM2 e de até 400 km para o eCascadia. A produção em série do eCascadia está prevista para meados de 2022 e a do Freightliner eM2 no final de 2022.

eCitaro é o primeiro e único ônibus elétrico desenvolvido e fabricado na Alemanha

Com o Mercedes-Benz eCitaro totalmente elétrico, a Daimler Buses vem oferecendo, desde 2018, um ônibus urbano livre de emissões para um transporte público ambientalmente amigável em áreas metropolitanas. O eCitaro é baseado no modelo Citaro, amplamente reconhecido por sua qualidade e eficiência. Ele é o primeiro e único ônibus urbano totalmente elétrico desenvolvido e fabricado na Alemanha, destacando-se pelo design elegante, exemplar gerenciamento térmico que minimiza o consumo de energia e compartimento de passageiros funcional.

Caminhões e ônibus elétricos

Sistemas de propulsão alternativa na Daimler Trucks

A Daimler Trucks projeta oferecer, até 2039, apenas veículos que sejam neutros em CO2 para Europa, Japão e América do Norte. Em 2022, o portfólio de veículos nas principais regiões de vendas desses mercados já deverá incluir veículos produzidos em série com propulsão elétrica a baterias.

No segundo semestre de 2020, a Daimler Trucks planeja acrescentar ao seu portfólio de produção em série caminhões elétricos alimentados por células de combustível a hidrogênio líquido. O objetivo final é chegar a um transporte neutro em CO2 nas estradas até 2050.

https://www.oficinanews.com.br/noticias/daimler-entrega-16-onibus-eletricos-ecitaro-na-alemanha/

Read Previous

Honda comemora dois milhões de automóveis produzidos no Brasil

Read Next

Linha de bronzinas Takao abrange 94% dos motores nacionais