Castrol comemora em 30 de outubro o Dia do Trocador de Óleo

Com objetivo de homenagear o profissional, a Castrol comemora em 30 de outubro o Dia do Trocador de Óleo. A ideia de instituir o Dia do Trocador, segundo a marca, foi de realçar importância destes especialistas, que indicam e utilizam os produtos da Castrol, tanto em seus postos exclusivos de troca quanto em diversas oficinas mecânicas e outros estabelecimentos espalhados por todo o Brasil.

De acordo com a empresa, a criação da data reflete a importância da atividade para todo setor automotivo no país. “O trocador de óleo tem um papel fundamental no setor, é ele que efetua a troca de óleo e permite que a manutenção de carros, motos, caminhões e outros utilitários seja feita de maneira precisa, rápida e correta”, afirma Haydeu Queiroz, Gerente técnico da Castrol.

Para registrar a data, a Castrol faz hoje uma série de ações em suas redes sociais – Facebook e Instagram – e nos pontos de venda, com uma comunicação direta aos profissionais parceiros da companhia.

Paralelamente à campanha, a Castrol divulga para todos os motoristas cinco dicas sobre troca de óleo lubrificante, visando orientá-los aos cuidados que deve ter com seu veículo, seja carro, moto ou caminhão. Segundo a marca, entender boas práticas que preservem a vida útil do motor é muito importante e a troca do óleo é um dos principais pontos. Fique atento às recomendações dos especialistas da marca:

  1. Respeite os prazos para troca de óleo

Para cada veículo, as especificações são diferentes. No entanto, é sempre fundamental checar as informações técnicas para garantir o melhor desempenho. O óleo se contamina e oxida com o passar do tempo. Utilizar lubrificantes por mais tempo do que o período recomendado pela montadora pode levar à formação de borra e comprometer a capacidade de lubrificação das peças internas do motor, com aumento de atrito e desgaste precoce.

  1. Não misturar óleos

A prática correta é nunca misturar óleos diferentes. Em casos de emergência, como baixo nível de óleo e dificuldade de achar o produto correto, pode-se abrir uma exceção, mas os lubrificantes selecionados devem sempre ter a mesma base (sintética, semissintética ou mineral), a mesma viscosidade SAE e o mesmo nível de desempenho API. Caso contrário, pode prejudicar a eficiência da lubrificação e gerar sérios riscos ao motor.

  1. Atente-se ao nível do óleo

Manter o óleo abaixo do nível mínimo compromete a lubrificação do motor e de seus componentes ao permitir o aumento da fricção entre as peças, promovendo o desgaste dos componentes. Além da perda de potência e aumento do consumo de combustível, nesses casos, também pode levar à quebra ou travamento do motor. Já o excesso de óleo também pode causar problemas no desempenho da lubrificação e performance do motor. Por isso, recomendamos que observe com frequência o nível do óleo, pela vareta de medição.

  1. Não use qualquer óleo

As informações sobre o óleo correto para seu veículo estão sempre no manual do veículo. É importante se atentar a dados importantes como viscosidade e desempenho do lubrificante selecionado. Por isso, certifique-se de sempre escolher produtos reconhecidos pelo mercado e recomendados pela montadora de seu veículo. Consulte também o óleo ideal para seu veículo aqui: www.meuoleocastrol.com.br.

  1. Fale com um especialista

O trocador de óleo é sempre a pessoa mais indicada para fazer esse serviço. Em caso de dúvidas, problemas ou necessidade de entender melhor esse processo, busque o especialista. Para todos os itens acima, o trocador de óleo trará a você a melhor solução e indicará os melhores produtos com especificações corretas. Assim, você evita cometer erros e causar danos ao motor seu veículo.

Read Previous

Texaco promove programa Oficinas do Futuro em São Paulo

Read Next

DPaschoal participa de ação para conscientizar motoristas