Cuidados ao efetuar a troca da bandeja ou braço oscilante

Cuidados ao efetuar a troca da bandeja ou braço oscilante

A Nakata Automotiva aconselha: o reparador deve ter alguns cuidados ao efetuar a troca da bandeja ou braço oscilante. Entre eles, um dos principais é efetuar o aperto final com o pneu apoiado no chão para não danificar a peça nova, já que, quando o carro está suspenso no elevador, cavalete ou macaco o ângulo de funcionamento pode ultrapassar os limites de torção da peça e provocar ruptura das buchas. “É um detalhe que faz toda a diferença para garantir a vida útil da bandeja que está sendo instalada”, revela Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. No momento da instalação também pode aumentar a altura do veículo momentaneamente.

Muitas vezes por conta de o veículo estar suspenso para fazer a troca, o reparador se esquece de fazer o aperto final com a roda apoiada e esse procedimento pode prejudicar todo o serviço realizado.

Outros cuidados importantes com as bandejas são fazer a verificação se há folga, cortes ou deslocamentos nas buchas. Essa inspeção é visual e com a ajuda de uma espátula. Também utilizar uma  escova de aço para eliminar o excesso de impurezas da estrutura e observar as soldas e se está protegida de fissuras, trincas ou empenamentos.

Também, segundo Silva, é importante segurar uma das rodas e fazer movimentos firmes de vai e vem, verificando a existência de folgas  radiais ou axiais. “Com este teste, é possível detectar também folgas nos pivôs, terminais  e rolamentos de rodas”, destaca.

A Nakata Automotiva é fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas. Possui fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e dois centros de distribuição em Extrema-MG e Santo André –SP e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

Read Previous

Citroën realiza entre 7 e 14 de novembro sua “Cactus Week”

Read Next

Jaguar Land Rover dá descontos de produtos na Black Friday

Posts Relacionados