Cuidados com o radiador é necessário para não comprometer o conjunto

Cuidados com o radiador é necessário para não comprometer o conjunto

Fundamental para o sistema de arrefecimento, tomar cuidados com o radiador é necessário para não comprometer o conjunto mecânico. O recado vem dos especialistas da Proauto, fabricante do Prorad, um aditivo orgânico que atua em motores Flex e GNV.

Segundo a empresa, o sistema é responsável por manter a temperatura ideal de trabalho do motor e boa parte dos demais itens que compõe a mecânica são de alumínio. Por conta disso, não se deve colocar somente água e muito menos da forma que ela vem da torneira, tratada com cloro, no reservatório do radiador. Com o passar do tempo, a presença do elemento químico e outros minerais acabam corroendo as peças metálicas, dificultam o trabalho da bomba d’água e podem, até mesmo, fundir o motor.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News que comemora o Dia do Mecânico

A manutenção básica inclui a verificação do nível do líquido de arrefecimento, caso ele tenha baixado, é preciso completar com água desmineralizada e um aditivo específico para radiadores. Isso irá aumentar o ponto de ebulição da água, permitindo que ela resfrie o sistema – antes mesmo de evaporar – e evite o superaquecimento do motor.

Cuidados com o radiador é necessário para não comprometer o conjunto

O aditivo adequado previne o superaquecimento, atua como anticorrosivo, remove crostas e, ainda, lubrifica a bomba d’água. Por ser orgânico, o Prorad é biodegradável e não oferece riscos de poluição ao meio ambiente. Por não conter silicatos e fosfatos, sua durabilidade é também maior.

Por se tratar de um sistema fechado, dificilmente o nível do líquido do radiador apresentará grandes baixas. É preciso observar frequentemente e caso isso venha a acontecer, o ideal é levar o veículo a um mecânico de confiança para que ele faça uma revisão completa. De acordo com as instruções do profissional e as orientações presentes no manual do usuário, é possível seguir a proporção de fluídos correta, entre a água desmineralizada e o aditivo.

Read Previous

Período de chuvas demanda maior cuidado com a condição dos pneus

Read Next

Manutenção da suspensão inclui as molas que absorvem impactos do solo