DAF Caminhões apresenta novo CF e motor Paccar MX11

DAF Caminhões apresenta novo CF e motor Paccar MX11

Produzido totalmente no Brasil, DAF Caminhões apresenta novo CF e motor Paccar MX11. A montadora está oferecendo o caminhão na linha 2021 nas versões rodoviária 4×2 e 6×2, rígido 8×2, e off road 6×4. Enquanto os propulsores novos trabalham em potências de 410 cv e 450 cv.

DAF Caminhões apresenta novo CF e motor Paccar MX11

Como uma opção a mais na família CF, o 8×2 já chega com design renovado, assim como o conjunto mecânico, que conta com o novo motor Paccar MX11, de 410 cv, e transmissão automatizada ZF TraXon de 12 velocidades.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

Segundo a montadora, o modelo também agrega mais tecnologia e conforto, além de baixo consumo de combustível. O novo motor, em testes realizados pela companhia, apresentou consumo até 15% menor do que a versão anterior, que equipava outros modelos da linha CF.

O motor Paccar MX11 é fabricado em Ponta Grossa, no Paraná, e tem 10,8 litros e seis cilindros, que entrega potência de 410 cv, com um torque de 2.100 Nm em 900 rpm, se tornando o mais potente do segmento.

Construído com ferro fundido vermicular (CGI), o propulsor tem peso reduzido em 180 kg se comparado ao Paccar MX13, maior durabilidade e menor atrito, permitindo baixo ruído e maior economia de diesel. O sistema de injeção de combustível é Common Rail, contribuindo para o menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes.

A eficiência também se dá por ter sido projetado para trabalhar em baixas rotações, aliado ao turbocompressor VGT, de geometria variável. O sistema traz a tecnologia multitorque, o que possibilita o caminhão trabalhar por maior tempo na última marcha, ajudando na sua eficiência.

A transmissão XF TraXon, automatizada de 12 velocidades, foi desenhada para trabalhar em baixas rotações e relações mais longas. Com ela, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista. Seu projeto, mais robusto e leve, tem papel muito importante também na economia de combustível.

O Novo DAF CF rígido conta ainda com segundo eixo direcional e o maior entre eixos da categoria, com 6.400 mm, o que o torna ainda mais versátil. Sua capacidade técnica é de 45 toneladas, sendo ideal para operações de baú, sider, contêiner e prancha, entre outros implementos.

O novo modelo da DAF Caminhões traz como opcional o conjunto de suspensão pneumática com regulagem de altura, modelo Full Air, juntamente com o sistema de freios a disco. A suspensão mecânica e os freios a tambor estão disponíveis na linha de entrada.

Já a nova linha 6×4 fora de estrada, destinada ao agronegócio, conta com o motor Paccar MX13, o mesmo que integra a recém-lançada linha XF.

O CF rodoviário, 4×2 ou 6×2, vem equipado com o novo motor PACCAR MX11, com potências de 410 cv ou 450 cv. Já a linha off road é equipada com o PACCAR MX13, o mesmo do XF, com potência de 480 cv e redução nos cubos. A linha fora de estrada é voltada principalmente para operações de cana e madeira.

A versão rodoviária do CF traz o novo motor PACCAR MX11, acoplado à transmissão ZF TraXon, de 12 velocidades. O propulsor tem 10,8 litros e seis cilindros, que entrega potência de 410 cv, com um torque de 2.100 Nm em 900 rpm, e 450 cv, com torque de 2.300 Nm em 900 rpm. Testes realizados pela DAF apontam que o CF rodoviário está até 15% mais econômico que a versão anterior.

Expansão da fábrica e da rede de concessionárias

A fábrica já está preparada e produzindo o Novo CF. Foram feitos investimentos, ao longo de 2019 e 2020, em novos maquinários, contratação de pessoas e treinamento. Desde o início das operações da marca, em 2013, a unidade de Ponta Grossa, no Paraná, já sofreu diversas atualizações para acompanhar o crescimento dos volumes de vendas e lançamentos.

Em 2021, a DAF Caminhões também expandirá sua Rede de Concessionárias, aumentando 23% o número de pontos de atendimento, de 44 para 54, reforçando a sua presença em todas as regiões do país. Isso implicará em um aumento da força de venda e serviços ao cliente, o que representa uma cobertura de 100% do território nacional. Desta maneira, a DAF está mais próxima da operação dos seus clientes, o que possibilita criar parcerias mais sólidas e oferecer serviços premium na Rede DAF.

Read Previous

Toyota Corolla Cross chega em versão flex e híbrida

Read Next

Corolla Cross: produto certo, chega no momento certo