DHL opera logística do aftermarket de peças da Volvo

DHL opera logística do aftermarket de peças da Volvo Cars no Brasil

Com intenso processo de distribuição, DHL opera logística do aftermarket de peças da Volvo Cars no Brasil. Escolhida pela montadora e transportadora realiza a coleta das peças – a grande maioria importadas da Europa – e o transporte até 36 concessionárias em todo o País.

A DHL Supply Chain faz o gerenciamento das mais de 7,5 mil SKUs e 26 mil linhas anuais para toda a linha de automóveis da marca, incluindo os sedans, SUVs e futuramente os elétricos. Além de iniciativas sustentáveis, operação se destaca pela integração com a malha de distribuição nacional da DHL e práticas de gestão como pesquisas de satisfação e portal de consulta da emissão de notas e lead time das entregas para concessionárias.

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“O mercado automotivo está passando por grandes transformações com novos modelos de uso, expansão da eletrificação e rodagem por um período mais longo. Esses movimentos impulsionam a demanda por peças de reposição de forma que esse mercado de serviços de pós-venda ganha um papel cada vez mais importante como diferencial competitivo da marca perante o consumidor. A DHL tem uma prática consolidada de aftermarket de auto, permitindo que a Volvo acesse nossa escala e elevado padrão de serviços”, afirma César Rodríguez González, diretor de operações da DHL Supply Chain Brasil.

A DHL e a Volvo Cars tem parcerias semelhantes no México, China e Europa, o que também auxiliou na aproximação entre as empresas. “Estamos adotando no Brasil práticas como a pesquisa de satisfação com as concessionárias e uma exclusiva plataforma online para que elas acompanhem em tempo real a emissão de notas e os lead times de entrega, recurso raro no mercado brasileiro, mas que ajuda muito no relacionamento com esses players”, explica o diretor da DHL Supply Chain.

“A Volvo Cars Brasil tem crescido em nosso país e estamos, a cada dia, aumentando a oferta de produtos híbridos para os consumidores. Somos líderes absolutos em SUVs premium e é muito importante termos um parceiro logístico de confiança como a DHL para atender o nosso pós-vendas”, comenta João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

Outro diferencial desta operação é a integração com a malha nacional de distribuição da DHL Supply Chain no Brasil. Atualmente, são mais de 2 mil veículos, 7 cross docking e 14 filiais. São realizadas entregas no modal rodoviário e aéreo (para entregas emergenciais), sendo que a DHL é responsável pela roteirização, manuseio e transbordo das peças ao longo do trajeto. Nas capitais, são empregadas carretas DHL para as entregas.

Para garantir a visibilidade de ponta a ponta, uma torre de controle acompanha e monitora o passo a passo. A operadora logística atua também para outros projetos de aftermarket de auto no Brasil, o que possibilita o compartilhamento seguro de fretes e infraestrutura. Um levantamento da DHL mostra que em 22 capitais do País, 70% dos dealers estão em um raio de até 4 km. Compõem ainda este projeto entregas para o departamento de marketing, como brindes e outras ações de relacionamento com stake holders variados.

“A abordagem colaborativa na logística de aftermarket de auto possibilita muitos ganhos, principalmente de custos, frequência de entregas e padrão de serviços. Com isso, também diminuímos o número de veículos que circulam nos centros urbanos, reduzindo assim e emissão de gases”, ressalta César Rodríguez González.

Assim como as empresas, esta operação incorpora aspectos sustentáveis. É o caso dos sistemas de gestão da pressão dos pneus e de otimização de carregamento que diminuem o uso de combustível e número de fretes. Além disso, os veículos da frota utilizam o sistema Lower Engine Emissions, que aproveita a energia das frenagens para carregar um motor elétrico auxiliar. Os parceiros estudam também, no futuro, a semelhança do que é feito na Europa, agregar veículos elétricos para entregas.

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