Especialista alerta para cuidados com o veículo no inverno

Especialista alerta para cuidados com o veículo no inverno

Por conta do clima mais friozinho, especialista alerta para cuidados com o veículo no inverno. André Henrique, especialista do AutoZ, orienta mecânicos e motoristas a redobrar atenção para alguns itens do carro para garantir um bom funcionamento.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Entre no nosso podcast

Segundo o técnico, isso se deve por conta das temperaturas mais baixas, que afetam equipamentos como limpadores de para-brisa, pneus e componentes de partida do motor, por exemplo. André separou algumas dicas práticas para serem seguidas no dia a dia, veja aqui.

  1. Bateria

É essencial verificar se há combustível no reservatório de gasolina de alguns modelos de veículos flex. Em temperaturas mais baixas, a falta de gasolina aumenta o tempo de partida do motor, forçando a bateria e podendo futuramente provocar falhas no componente. Além disso, é recomendado deixar lâmpadas e rádio desligados enquanto o carro estiver parado, economizando a carga da bateria e aumentando sua vida útil.

  1. Ar-condicionado

O inverno é um período no qual as doenças respiratórias ficam mais evidentes, sendo um dos fatores para o agravamento delas, o uso do ar condicionado. Durante esta estação, o componente é muito utilizado em situações para desembaçar os vidros e melhorar a visibilidade do motorista. Sendo assim, para manter o bom funcionamento do veículo e cuidar da saúde dos usuários, realize a higienização e a troca do filtro de ar – item, que deve ser trocado a cada seis meses, responsável por reter impurezas do sistema de ventilação.

Outras dicas para manutenção do carro 

  1. Pneus

Para evitar possíveis acidentes, é preciso verificar as condições dos pneus, como a calibragem e o desgaste das bandas de rodagem. Com as vias molhadas, o carro pode passar por uma aquaplanagem. Sendo assim, com o pneu descalibrado ou com sinais de desgaste, o risco de o motorista perder o controle do veículo é grande. Fique muito atento!

  1. Palhetas

Devido às chuvas constantes nesta estação, o uso das palhetas é mais frequente. Por isso, é preciso checar se elas estão sem trincas e rachaduras na borracha ou se as extremidades estão cortadas – essa situação deixa um fio de água durante o movimento do item, aumentando o risco do suporte e a estrutura riscarem o vidro. Para averiguar as condições das palhetas, você pode jogar uma pequena quantidade de água no vidro e verificar se não ficou manchas ou riscos na superfície. Se você notar algum destes casos, é preciso procurar um especialista de confiança para analisar a situação e identificar a necessidade de troca do componente ou apenas o conserto.

  1. Freios

As chuvas e as neblinas costumam aparecer neste período, dificultando a visibilidade do motorista. Portanto, ter freios em boas condições garante a segurança do condutor no caso de paradas mais bruscas. É fundamental verificar a situação dos discos, pastilhas e fluído de freios para evitar alguns imprevistos.

https://www.oficinanews.com.br/noticias/dicas-praticas-de-como-preservar-a-embreagem-do-seu-carro/

Read Previous

Caoa Chery apresenta Tiggo 8 com sete lugares e motor turbo

Read Next

Novo Iveco Daily é apresentado na versão Motorhome